[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O governador de Sergipe, Marcelo Déda, visitou na manhã desta sexta-feira, 26, as instalações do antigo Hospital Psiquiátrico Garcia Moreno, em Nossa Senhora do Socorro, para onde vai ser transferido o Presídio Feminino (Prefem). Acompanhado dos secretários de Estado da Justiça e da Cidadania, Benedito Figueiredo, e da Segurança Pública, Kércio Silva Pinto, e do prefeito da cidade, José Franco, o governador avaliou a estrutura do prédio e autorizou a elaboração do projeto que irá adequar as instalações do local para receber o Prefem.

"A área é boa. Vai ser preciso fazer investimentos tanto nas instalações quanto no reforço da segurança. Essa será a solução para dar um tratamento mais adequado às presidiárias que se encontram em um local sem nenhuma condição para mantê-las do ponto de vista humanitário", afirmou o governador. A previsão é que a transferência aconteça em até 12 meses, logo que a reforma no prédio seja finalizada.

"Já estamos fazendo a desativação da Casa de Detenção de Aracaju. A transferência do Presídio Feminino, que será feita em breve, também faz parte dessa nova política de segurança e de tratamento humano aos homens e mulheres que estão presos", disse o secretário de Justiça e Cidadania, Benedito Figueiredo.

Instalações

Inaugurado em 1979, o Hospital Psiquiátrico Garcia Moreno foi desativado em dezembro do ano passado. A área construída de 5.000 m² pertence atualmente à Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai ser cedida à Secretaria de Estado de Justiça e da Cidadania (Sejuc).

Com refeitório, lavanderia, almoxarifado e arquivo, o prédio tem dois pavilhões, cada um com capacidade máxima para 120 internos. De acordo com o diretor do Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe), tenente-coronel Antônio Sávio Santos, a estrutura encontrada é suficiente para receber as 78 internas do Presídio Feminino, que funciona de maneira precária ao lado da Casa de Detenção de Aracaju, no bairro América.

Participaram também da visita o secretário-adjunto de Segurança Pública, Marcos Passos, o superintendente da Polícia Civil, Paulo Márcio Cruz, além do secretário-adjunto de Justiça, tenente-coronel Henrique Rocha.

Fotos: Márcio Dantas/ASN

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.