[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A coordenação e os professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Geraldo Barreto Sobral, localizada no bairro Santos Dumont, ofereceu uma confraternização diferente aos 23 alunos do Programa de Aceleração da Educação de Jovens e Adultos (Paeja) da unidade escolar.

Eles foram levados a uma pizzaria instalada na Orla de Atalaia, momento que contou com a presença da secretária municipal da Educação, professora Tereza Cristina Cerqueira da Graça e de técnicos da Semed, a exemplo de integrantes da Coordenação de Educação de Jovens e Adultos.

“Esse tipo de iniciativa é importante porque quebra a barreira entre professor e aluno, facilitando a interação. Creio ser fundamental sair do ambiente escolar e levá-los para um lugar tão bonito e descontraído como a orla. Sem dúvida alguma foi uma atitude muito ousada e prazerosa, onde tivemos a oportunidade de valorizar a parte lúdica do programa”, disse o coordenador geral da Emef, o professor Raimundo de Melo Feitosa.

A declaração do coordenador é endossada pela secretária Tereza Cristina, que considerou a iniciativa além de original, muito importante como atividade prática do que é discutido em sala de aula, afinal de contas a Educação de Jovens e Adultos não visa apenas ensinar o que contém os livros didáticos, mas também a interpretar o que acontece no mundo, na sociedade onde estão inseridos.

Para o Diretor de Recursos Humanos da Semed, o professor Adelmo Meneses, que também participou da confraternização, a iniciativa de transportar pessoas que no cotidiano de vida não têm muito acesso a espaços culturais, já que em sua maioria os alunos de EJA são pessoas que trabalham como domésticos ou em atividades braçais é uma forma muito agradável de não somente mostrar que a atividade extra-classe é fundamental, mas de perceberem o quanto são valorizados.

“Era visível o encantamento deles por conta do momento, e sem dúvida o encantamento maior foi o de terem sido valorizados por seus educadores”, comentou Adelmo Meneses. Nesta sexta-feira, dia 22 de dezembro, acontece a formatura do segundo ciclo desses alunos, que será feita como parte integrante da festa de encerramento do ano letivo da Emef, no pátio da escola.

Na oportunidade, esses estudantes receberão o certificado de conclusão do curso e serão homenageados na festa. “Estatisticamente tivemos um resultado muito bom com os alunos do Paeja e o que mais queremos é que continuem a estudar”, disse o coordenador. O Paeja é um programa desenvolvido com o objetivo de promover a alfabetização de pessoas que possuem mais de 15 anos e não conhecem o mundo da leitura e da escrita, colocando-as em sala de aula e promovendo a socialização e integração das mesmas.

O curso é dividido em dois ciclos, cada um com a duração de um ano. No primeiro é estudado o conteúdo referente à primeira e segunda séries do ensino fundamental. No segundo ciclo o foco é voltado para o conteúdo das terceira e quarta séries.

De acordo com Raimundo de Melo Feitosa, essa integração ocorre de uma forma muito interessante entre as pessoas de todas as idades, embora haja por parte dos que estão mais atrasados, uma dedicação maior, já que necessitam recuperar o tempo perdido.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.