Prefeitura informa à população sobre DST´s apoiando projetos artísticos
Lançada no dia 27 de novembro na Sociedade Semear, a obra é fruto do trabalho de educação em saúde que a autora vem desenvolvendo com o Instituto de Artes Cênicas de Aracaju (Iacema) junto à SMS. O livro apresenta três dramaturgias escritas na linguagem do cordel, tendo como tema central a prevenção da Aids.
Segundo o coordenador do Programa Municipal DST´s/Aids, Eudes Barroso Vieira, o objetivo do apoio a esse projeto foi melhorar a abordagem sobre o assunto quando é destinado aos jovens. “O livro é todo em literatura de cordel, com uma linguagem tranqüila, sem conteúdo técnico, contendo as principais informações sobre as DST´s, para que as pessoas façam a prevenção”, esclarece Eudes.
Com distribuição gratuita nas escolas do Estado e do município, o livreto tem o texto de três peças de teatro em forma de cordel, todas ligadas à prevenção. O coordenador informa ainda que a idéia é reproduzir mais livros e disponibilizá-los para mais outros locais. “Pretendemos fazer outros volumes, também tratando de outros temas”, afirma.
Ações da SMS
O projeto está dentro de uma série de ações desenvolvidas pela SMS em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), as Secretarias do Estado da Educação e da Saúde, além do Governo Federal, através do Ministério da Saúde.
Outros temas também se transformam no foco de projetos da saúde municipal. É o caso das campanhas contra a hipertensão e diabetes, prevenção do câncer do colo do útero, prevenção de gravidez, violência contra a mulher, que constantemente são trabalhadas nas escolas.
De acordo com o coordenador Eudes Barroso, inicialmente existiam as oficinas de capacitação que possibilitavam o treinamento de profissionais como médicos, enfermeiros, assistentes sociais, odontólogos e agentes comunitários sobre temas de saúde. “Desde 2004 já levamos para as escolas tudo o que aprendemos nas oficinas, em um trabalho conjunto com a Semed, através do projeto ´Saúde e prevenção nas escolas´”, diz.
Eudes acrescenta que o teatro foi uma forma de trabalhar essa capacitação ao discutir os problemas de saúde. “Então as equipes da capacitação montaram esquetes teatrais e começaram a apresentar as novelas durante as oficinas. Foi daí que surgiu a idéia de reunir todos esses textos sobre sexualidade e compilar tudo num livro, até para transmitir de forma leve as formas de prevenção”, explica o coordenador.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Prefeitura informa à população sobre DST´s apoiando projetos artísticos – Fotos: Wellington Barreto