[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Uma grande caminhada que percorreu as ruas do bairro Soledade marcou o encerramento da 1ª Semana de Combate à Violência. A caminhada ´Apite contra a violência´, levou às ruas crianças, adultos e idosos da comunidade, chamando atenção para um dos maiores problemas sociais enfrentados pela população do bairro Soledade: a violência.

O evento foi promovido pela Unidade de Saúde da Família (USF) Carlos Hardman Cortes. Uma rica programação foi desenvolvida pela equipe da Unidade durante a semana, visando conscientizar a população local sobre questões relativas à violência em geral, principalmente, contra as mulheres.

As atividades tiveram início na segunda-feira, dia 4, com o lançamento da mostra ´Conhecendo o Território´. A exposição foi montada por Agentes Comunitários de Saúde, como conclusão do primeiro módulo do curso técnico de Agentes Comunitários de Saúde, promovido pela Prefeitura de Aracaju. Nela, foram exibidos dados sociais, epidemiológicos e territoriais, pesquisados pelos próprios agentes, que permitem à equipe da unidade trabalhar focada nos principais riscos do território.

A programação seguiu com diversas atividades, envolvendo alunos das escolas do bairro, grupo de idosos assistidos pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da Soledade e atividades na sala de espera da unidade de saúde. Entre as atividades, as equipes da USF promoveram palestras, oficinas e distribuição de material informativo sobre a violência e as formas de denunciá-las.

A programação foi encerrada na tarde de hoje, quinta-feira. Primeiramente, com a celebração de uma missa de ação de graças pela semana, que contou com a presença da comunidade. Logo em seguida, a grande caminhada do apitaço percorreu aproximadamente 3 km pelas ruas do bairro, saindo da unidade de saúde em direção ao Loteamento Bonfim. Crianças da escolinha Tia Dinha e alunos da Escola Municipal Jaime Araújo também participaram da caminhada.

“Durante a semana nós desenvolvemos atividades com esses jovens abordando o tema das diversas formas de violência. Ontem foi realizada uma palestra sobre a violência doméstica e sobre a lei Maria da Penha, que agora determina uma maior punição aos agressores de mulheres”, informa a gerente da USF, Avanice Madalena. Ela explica que o uso dos apitos foi uma forma utilizada para chamar a atenção das pessoas que estavam em casa ou que passavam pela rua.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.