SMS prestigia posse do Conselho Empresarial para Prevenção da Aids
Do Comitê Executivo do Conselho Empresarial, foram empossados como presidente, Acrízio José Campos Souza (Sesi); vice-presidente, Joana dÀrc Pereira Santos (Secretaria de Estado da Saúde), primeira-secretária, Dayse Góes Prado (Senac); segundo-secretário, Geraldo Alves de Alcântara Filho (TV Sergipe) e ainda os diretores Andrey Roosewelt Chagas Lemos (secretaria Municipal da Saúde), Eduardo Gomes Pinto (CVRD) e Danielle Rodrigues Queiroz (Sest/Senat). Na posse, a SMS foi representada por técnicos do Programa Municipal de DSTs/Aids e do Núcleo de Comunicação e Informação (Nucis).
Ameaça mundial
Durante o evento, técnicos ligados à Saúde e do setor empresarial realizaram palestras com temas como ´Panorama da aids no cenário brasileiro´ e ´A importância do Conselho Empresarial para Prevenção do HIV/Aids-Sergipe´. Ainda na cerimônia de posse da diretoria do Ceese, o Sesi entregou troféus e certificados aos parceiros e voluntários do Ação Global-2006.
No Brasil, Sergipe é o quinto estado da federação a oficializar o Conselho Empresarial Estadual para Prevenção do HIV/Aids. Além dessa informação, os técnicos de programas local, nacional e internacional durante as palestras foram unânimes em afirmar que a aids ainda se constitui em uma ameaça mundial. Apesar do controle da epidemia, observa-se que as ações não foram suficientes para responder as demandas. Também foi abordado o impacto da HIV/Aids no ambiente do trabalho, o que impõe ações organizadas dos conselhos empresariais.
A cerimônia promoveu um grande encontro de troca de dados e detalhes das tendências da epidemia no mundo, Brasil, Sergipe e Aracaju. Das informações mais recentes, a epidemia está concentrada, tende a se estabilizar nas regiões Sul e Sudeste e apresenta uma tendência de crescimento no Nordeste e no Centro-Oeste. Revela-se que a epidemia é crescente em heterossexuais e não mais se concentra em seguimentos tidos antes como grupo de risco. As taxas também crescem entre as mulheres e está se interiorizando nas cidades brasileiras. Na palestra apresentada por Andrey Roosewelt, o técnico divulgou e explicitou sobre os serviços e projetos desenvolvidos pelo Programa Municipal de DST´S/Aids.
Das iniciativas de combate à Aids, os conselhos empresariais têm importância fundamental para desenvolver no ambiente de trabalho ações e políticas de prevenção contra a epidemia e pela a prevenção à saúde. Em Sergipe, o Ceese também se compromete a desenvolver programas que ajudem a combater o preconceito e à discriminação contra os soropositivos nas empresas.
Dos aspectos éticos e legais, esses conselhos nacionalmente deverão atentar que, por exemplo, as empresas não podem obrigar os funcionários a realizar o exame do HIV no processo de admissão e ou periodicamente.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]