Horas de Estudo em Língua Portuguesa realiza Seminário de Avaliação
A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e a Rede Nacional de Formação Continuada – que recebeu maior apoio da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Paraná – e tem como um dos objetivos unir o conhecimento produzido nas Instituições de Ensino Superior ao das escolas de educação básica.
No final da tarde de ontem houve o lançamento dos livros ´Cartas de Hermes Fontes: angústia e ternura´, escrito por Ana Maria Fonseca Medina, e ´Flor em rochedo rubro: o poeta Enoch Santiago Filho´, do escritor Gil Francisco, ambos autores sergipanos, dentro do Programa ´O autor vai ao professor´, desenvolvido pela Semed como uma forma de prestigiar não somente os escritores do Estado, mas também, levar ao professor títulos que podem e devem ser utilizados no cotidiano da sala de aula.
Durante o seminário, os 51 professores mostraram o que foi realizado ao longo do curso de 80 horas, desenvolvido tanto presencialmente, quanto à distância. Os trabalhos constam de estudos sobre como trabalhar os filmes em sala de aula, além dos mais diversos gêneros textuais, a exemplo de jornais e diários.
Para os professores, a experiência foi bastante inovadora, sendo mais uma oportunidade de aprendizagem. “Gostei muito do curso porque tive a oportunidade de ficar atualizada, tirar as minhas dúvidas e aumentar os meus conhecimentos”, salienta a professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Juscelino Kubitschek, Lêda Santana.
“Inicialmente estudamos fascículos para obter um conhecimento teórico relativo ao assunto abordado, já que eles são bastante atuais. Depois foi a vez de pensar em como levar o conhecimento para a sala de aula, unindo teoria e prática”, diz a articuladora do programa Horas de Estudo em Língua Portuguesa, professora Vera Lúcia Oliveira Santos.
Para a coordenadora do Cemarh, professora Olga Mota, todos os esforços são no sentido de tornar as Horas de Estudo mais agradáveis e com uma melhor qualidade. A coordenadora disse ainda estar muito satisfeita com os resultados, além de ter a certeza do quanto os professores estão aprendendo mais.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Horas de Estudo em Língua Portuguesa realiza Seminário de Avaliação – Fotos: Walter Martins