[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Para a maior comodidade dos servidores municipais, a Prefeitura de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), mantém na sede da Superintendência um consultório odontológico funcionando há mais de 13 anos para funcionários e seus dependentes.

Através desse serviço odontológico, a SMTT disponibiliza prevenção, orientação em saúde bucal e tratamento curativo. Segundo o cirurgião dentista Wellington Madureira Santos, os únicos serviços não oferecidos são de ortodontia, tratamento de canal e prótese dentária.

“O consultório fica aberto das 7 às 13 horas, de segunda à sexta-feira e semanalmente atendemos uma faixa de 50 funcionários, minimizando assim a evasão do servidor, que precisaria sair daqui e perder um dia de serviço para marcar uma consulta e outro para ser atendido”, informou o dentista.

Além disso, o servidor inicia e conclui seu tratamento dentário na própria SMTT, e para os mais esquecidos, uma auxiliar do consultório vai buscar o servidor no seu setor no horário marcado para a consulta. “Na medida em que o servidor está contente por ter esse serviço a sua disposição, ele também produz melhor”, destacou Wellington Santos.

Atendimento Externo

O atendimento odontológico que era basicamente interno, também começou há cerca de 15 dias a ser estendido para as crianças que freqüentam a Escolinha de Trânsito da SMTT. De acordo com o cirurgião dentista foram introduzidas noções básicas de higiene individual e social e principalmente de trânsito, buscando resgatar a educação e o respeito.

“Com o advento da iniciativa do Governo Federal em proporcionar ao cidadão maior qualidade na saúde oral, a SMTT engajada nisso vai proporcionar à criança não apenas informações de como se comportar no trânsito, mas também diante de um veículo e da rua. Como por exemplo, em um coletivo ao comer um amendoim, não jogar as cascas nem no ônibus, nem na rua”, explicou.

Dois grupos atuam durante manhã e tarde na escola de trânsito, atendendo uma média de 50 a 60 crianças, de segunda à quinta-feira. Nesse trabalho integrado a questão da higiene é abordada desde o momento do nascimento, no banho, ao escovar os dentes e cortar as unhas, até a orientação para não fumar, não apenas por ser um risco à saúde, mas também em respeito às outras pessoas que dividem um meio social e poderão ser atingidas pela poluição causada pelo hábito.

Após receberem essas informações, as crianças têm também a aplicação de fluoretação tópica no consultório odontológico da Superintendência. Esse trabalho com as crianças, que começou há pouco tempo, já está sendo levado para o interior do Estado. O município de Areia Branca já foi contemplado, a convite da prefeitura local, alcançando 200 crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

“Nós retornaremos ao município de Areia Branca amanhã e desta vez atenderemos aproximadamente 300 crianças e já temos um convite da cidade de Itaporanga. Ir além de Aracaju é uma maneira de colaborar com o projeto do Governo Federal”, concluiu o dentista.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.