[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira e a Cine Vídeo e Educação – Ações Culturais lançam hoje o projeto Quinta Cinematográfica. A idéia é promover a exibição gratuita de filmes todas às quintas-feiras na sede do NPD, localizado na rua Lagarto, nº 2161, sempre a partir das 20 horas.

Viabilizado pela Prefeitura de Aracaju em parceria com o Ministério da Cultura, o Núcleo exibirá filmes de curta e longa-metragem nacionais e internacionais dos mais diversos gêneros: animação, ficção, documentários e experimentais.

A primeira edição terá como atração trabalhos do premiado cineasta pernambucano Camilo Cavalcante, autor de 11 filmes, como o vídeo Leviatã de 1999, o cultuado curta O Velho, O Mar e o Lago, A História da Eternidade e o seu último trabalho Rapsódia para um homem comum de 2005. Mais informações podem ser obtidas pelos fones : 9995-4684 e 8123-7955

Confira os filmes que serão exibidos hoje:

Hambre Hombre
1996, BETACAM, 18 min.
Sinopse: Morte, Carnaval, Michael Jackson, Fidel, Capitalismo, Socialismo, dólares… Uma prostituta. Um infinito tiroteio de imagens e palavras sobre um homem perdido pelas ruas de Havana. Sua solidão… Inspirado em “Memórias do Subdesenvolvimento”, de Tomas Gutierrez Alea.

Os Dois Velhinhos
1996. BETACAM. 5 min.
Sinopse: Fim de tarde. Um casal de velhinho. Tudo pode acontecer…

Alma Cega
1997. S-VHS. 5 min.
Sinopse: Cego Jeremias. Alma Cega que vaga pelo seu interior.

Amorte
1999. S-VHS. 5 min.
Sinopse: Amorte: amor e morte.

Matarás
1999. BETACAM. 18 min.
Sinopse: 24 de dezembro de 1999. Quatro sequestradores. Véspera do nascimento de Cristo. Uma criança. Violência bruta. Um resto de vida num resto de mundo.

Rapsódia para Um Homem Comum
2005, 35 mm, 25 min.] Sinopse: Epaminondas é um funcionário público classe média baixa no início da década de 70. Um homem comum, pai de família, que tem o dia-a-dia cercado por compromissos burocráticos e já não agüenta mais a rotina banal a que está submetido. Nesse contexto, surge um amor sublime, incomensurável e obsessivo que inunda o nosso personagem, mudando toda sua perspectiva de vida.

A História da Eternidade
2003, 35mm, 10 minutos
Sinopse: A História da Eternidade é um falso plano-sequência que pretende conduzir o espectador a uma viagem dentro dos instintos humanos, através de uma linguagem poética e metafórica. Acontecimentos que representam um amplo panorama da civilização ocidental e tudo que o ser humano é capaz, desde trucidar seu semelhante brutalmente até inventar a arte para libertar os sonhos estão presentes neste exercício visceral que expõe, sem concessões, a eterna tragédia humana.

Ave Maria ou Mãe dos Oprimidos
2003, DV, 9 minutos
Sinopse: Diariamente, na cidade do Recife, às 6 horas da tarde, as rádios mais populares interrompem a programação para tocar a Ave Maria de Shubert. Durante os quatro minutos da melodia, a cidade pulsa, tudo continua acontecendo num ritmo frenético. Mas, simultaneamente, há uma evocação ao sagrado, uma busca desesperada atrás da felicidade no subconsciente de cada indivíduo. Uma tentativa de sair das trevas, de redenção através de Nossa Senhora. É a expressão da tristeza sem nome que avassala as ruas, as praças e os corações das pequenas cidades de países católicos na hora do anjo. Este vídeo contém cenas ficcionais e documentais. Em alguns momentos, elas se confundem.

O Velho, O Mar e O Lago
2000, 35 mm, 20 minutos
Sinopse:
O velho somos todos nós.
O mar é a vida.
O lago, solidão.

Leviatã
1999. BETACAM. 20 min.
Sinopse: Um retirante nordestino em São Paulo. Alguém que só queria ver o céu. Um homem que foi engolido pela cidade. Um poeta esmagado pela rotina medíocre.

Ocaso
1997. 16mm. 5 min.
Sinopse: Pôr-do-sol. Aridez. Sertão. Paixão. Traição.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.