PMA presente na 13ª edição do Ação Global
O Ação Global Nacional ocorre em 35 cidades brasileiras e mais de um milhão de pessoas deve participar. São 41, 3 mil voluntários e 2 mil empresas que proporcionam 2,3 milhões de atendimentos em todo o país. O evento é realizado anualmente pelo Sistema Sesi, em parceria com a Rede Globo, com o apoio de diversas empresas parceiras.
Em Sergipe, a Prefeitura de Aracaju mais uma vez marca presença no evento, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc).
Em Sergipe, foi a 3ª edição do evento. Participam 118 instituições parceiras, em torno de 1.300 voluntários, com a expectativa de atender 70 mil pessoas durante todo o dia. No ano de 2005, o evento atraiu mais de 40 mil pessoas e prestou mais de 67 mil atendimentos, tendo sido 87 empresas parceiras e 1.717 voluntários.
De acordo com a coordenadora geral do projeto Ação Global em Sergipe, Andréia Souza, o cidadão pode dispor de qualquer serviço nas áreas da saúde, educação, cidadania, todos gratuitos, além de atividades esportivas e de lazer. “Este ano temos uma novidade: ´A rua do lazer´. Enquanto os pais utilizam nossos serviços, em especial a emissão de documentos, as crianças aguardam desenvolvendo atividades recreativas e brincam na Biblioteca Municipal Clodomir Silva. Assim, a família toda pode participar do evento de forma tranqüila”, informa.
Ainda de acordo com Andréia, este ano também foi ampliada a quantidade de serviços ofertados à população, em especial os da área de saúde. “No ano passado tivemos somente clínicos gerais; para esse ano temos clínicos, ginecologistas, odontólogos e oftamologistas”, acrescenta.
Segundo a coordenadora de Enfermagem do Samu 192 – Aracaju, Conceição Mendonça, a equipe está preparada e equipada para prestar atendimentos de urgência. “Dispomos de um Unidade de Terapia Intensiva (UTI), oito ambulâncias na base do Samu, que em até três minutos estarão aqui, se necessário. Além disso, há uma equipe composta de 15 pessoas: uma médica, uma enfermeira, duas técnicas de enfermagem, uma assistente social e dez estudantes de Enfermagem e Medicina”, enfatiza.
“No ano passado tivemos apenas uma ocorrência mais grave, que foi uma crise convulsiva, mas em geral os mais comuns são: desmaios e torcicolos. Registramos apenas 30 atendimentos, todos simples”, completa Conceição.
Para o gerente de alimentos da Vigilância Sanitária, Geraldo José Santana, esta é uma oportunidade de divulgar as ações da Vigilância. “Esperamos que através do material informativo possamos orientar e prevenir a comunidade sobre os riscos à saúde, já que este é um local de comercialização de alimentos, bebidas; e a higiene deve ser mantida”, ressalta.
“Esta é a primeira vez que venho ao Ação Global. Já verifiquei minha pressão arterial e fiz o teste glicêmico, agora minha filha vai ao dentista e depois para a recreação. Estou achando o evento maravilhoso, organizado. É uma oportunidade para todos, sem distinções”, comenta a estudante Cleonice Santana Santos.
Em nível nacional, os números mostram que o Ação Global do ano passado realizou mais de 2,2 milhões de atendimentos em educação, saúde, lazer e cidadania, expedidos em torno de 100 mil documentos, com a participação de 2.093 instituições parceiras e 36.936 voluntários.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- PMA presente na 13ª edição do Ação Global – Fotos: Márcio Garcez