[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Ainda dentro da programação da III Semana de Combate ao Lixo, a Unidade de Saúde da Família (USF) Onésimo Pinto realizou na tarde dessa quinta-feira uma gincana de saúde na Escola Municipal Oviêdo Teixeira. Localizada no bairro Bugio, a USF enviou às dependências da escola seis equipes de saúde da família para participar das brincadeiras juntamente com os alunos da instituição de ensino.

O evento, que começou às 14 horas, teve a presença de enfermeiros, médicos, auxiliares, agentes comunitários, além de crianças e adolescentes estudantes da Oviêdo Teixeira. A iniciativa foi do Conselho Local de Saúde e chegou a reunir mais de 200 pessoas em atividades como: desfile de dois alunos com roupas e materiais recicláveis, apresentação de peça teatral e paródia, além de perguntas e respostas sobre meio-ambiente.

De acordo com a assistente social da unidade e organizadora do evento, Leila Vasconcelos, o objetivo da gincana foi interagir com a educação no sentido de fazer a intersetorialidade sobre a questão do meio-ambiente. “Na gincana foram discutidos os problemas que o lixo traz e as possibilidades de reciclagem”, informa.

Enquanto as crianças participavam das brincadeiras, médicos da unidade, a exemplo do doutor João Augusto, incentivavam e orientavam as equipes na gincana. “Eu achei positiva a participação das crianças. É muito importante essa consciência de criar uma semente para perceber como é fundamental a reciclagem”, disse o médico.

A enfermeira da unidade, Mônica Bouzon, também participou do evento ao organizar sua equipe para disputar os melhores lugares na gincana. “É extremamente interessante iniciativas como esta. Temos até um outro projeto que está em implantação como esse, mas sobre sexualidade, que deve ser colocado em prática no ano que vem”, comentou.

Parceria

Observando as brincadeiras estava a diretora da escola, Lucilene Garcia Tavares, que fez questão de frisar a importância da parceria da instituição com a unidade de saúde. “Sempre fazemos parceria, um ajuda o outro, é melhor até para os alunos. Com esse apoio mútuo, há uma troca de conhecimentos, de espaço e parte física”, conta a diretora.

Uma das alunas participantes da gincana, Andreza Santana de Lima, de 12 anos, gostou muito das brincadeiras das quais participou juntamente com os coleguinhas. “Adorei a gincana e ainda aprendi a reciclar o lixo”, disse Andreza, que cursa a 6ª série da Emef. Oviêdo Teixeira.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.