Projeto Freguesia promove a geração de emprego e renda
Os artesãos estão muito satisfeitos com o incentivo dado pela PMA. Além de não pagarem nenhum imposto, para comercialização de seus produtos na feira, a maioria dos comerciantes recebeu cursos de capacitação pela Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), que gerencia o projeto Freguesia. “Hoje já dá para juntar um dinheiro, o movimento cresceu”, fala a comerciante de artesanato, Berenice Rodrigues Santos.
Para Márcia Virginia Silva Dantas, que estava desempregada, ter a oportunidade de comercializar num espaço público de segunda a sábado sem pagar nenhum imposto é uma ajuda muito grande. “Eu estou muito satisfeita de poder voltar a trabalhar e ainda ter o apoio da Prefeitura. O local é ótimo, todo turista que visita a cidade não deixa de conhecer a Catedral Metropolitana e eles acabam parando na feira para comer e para comprar”, comenta Márcia, acrescentando ainda que o movimento também é grande por parte dos próprios aracajuanos.
De acordo com Edson dos Santos, o projeto Freguesia salvou a vida de muitas pessoas que se encontravam desempregadas. “Aqui nós estamos no centro, todo dia tem gente comprando e ainda que seja pouco, dá para sobreviver. Pior seria ficar em casa, sem fazer nada. Eu agradeço muito a PMA por todo incentivo que tem dado aos artesãos”, declara o comerciante.
Segundo Delma Maria, coordenadora do projeto Freguesia, existem hoje 250 artesãos comercializando seus produtos. “Depois do projeto Freguesia a renda desses comerciantes aumentou cerca de 60%. Todos eles estão cadastrados, e a Fundat sempre está fiscalizando o trabalho deles”, ressalta. A coordenadora informa que existe uma lista de espera e, à medida que alguém desiste, essas pessoas são chamadas. “Quando há espaço, novas pessoas têm a oportunidade de trabalhar. Hoje, essa geração de emprego e renda já envolve mil pessoas diretamente”, explica Delma.
O projeto Freguesia está presente também na praça Tobias Barreto aos domingos e no Centro de Artesanato Chica Chaves, localizado no bairro Industrial.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Projeto Freguesia promove a geração de emprego e renda – Fotos: Wellington Barreto