[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Acontece durante todo o dia de hoje, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Olga Benário, a exposição “Santos Dumont que deu Asas a Ìcaro”. O evento é uma homenagem ao pai da aviação, que há 100 anos fez o primeiro vôo com o avião 14 Bis. O evento foi inteiramente montado e organizado pelos alunos e professores da escola.

Cerca de 300 maquetes foram distribuídas pelo colégio. Os temas abordados falam da vida e obra de Santos Dumont através de fotografias, painéis e murais. Também mostram as origens do avião com protótipos do 14 Bis, além de aves e pipas, que teriam sido objetos de observação e estímulo para a construção do primeiro avião. Foram feitas releituras de obras de arte de 1905 a 1960.

“Como estamos inseridos no bairro Santos Dumont, pensamos em fazer uma homenagem. A escola é o ponto do conhecimento e precisamos aguçar a criatividade dos alunos para melhorar o aprendizado”, afirmou a coordenadora da Olga Benário, a professora Joana D`Arc Meireles.

O bairro

Antes chamado de Anipum, o bairro Santos Dumont era dividido em sítios e salinas. Nele, ficava localizado o primeiro Aeroclube da cidade, usado para pouso de aviões, já que Aracaju ainda não possuía aeroporto.

Para homenagear o bairro, os alunos do Projeto de Educação de Jovens e Adultos da escola realizaram pesquisas a partir das necessidades de melhoria dos pontos já conhecidos pela população e que identificam o Santos Dumont, a exemplo do Terminal de Integração instalado na avenida Visconde Maracaju e a ponte que une o bairro ao Bugio.

Esses locais foram fotografados ou desenhados pelos estudantes, material utilizado na exposição. “A principal importância de todo esse trabalho é comemorar a invenção do 14 Bis e atrair a atenção dos estudantes para que aprofundem seus conhecimentos”, disse a professora de Artes e organizadora do evento, Gustina Accioly.

A exposição proporciona ainda a interdisciplinaridade dos conteúdos de ciências, geografia, artes e matemática. Segundo o estudante e participante do evento, Efraim Adaías Silva, o mais importante não foi só abranger seus conhecimentos, mas conhecer a história do pai da aviação e tudo que ele realizou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.