[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), iniciou na manhã de hoje a limpeza do lago artificial do zôo-parque da praça Olímpio Campos, que serve de habitação para diversas espécies de aves e peixes.

A limpeza, realizada com uma freqüência de aproximadamente seis meses, consiste num trabalho logístico de retirada dos peixes do lago e secagem para escovação e manutenção da estrutura física, diferente da praça Tobias Barreto, que é executada a cada três meses. Para o gerente de Áreas Verdes da Emsurb, Francisco Ney Maia, a necessidade de limpeza do lago artificial da praça Tobias Barreto é maior do que a da praça da Catedral. “O sistema hidráulico da praça Olímpio Campos é mais eficiente do que a da praça Tobias Barreto. Aqui temos um processo de água semi-corrente, o que colabora muito para não juntar tantas folhas e dejetos das aves no fundo do lago”, diz, ressalvando que, por outro lado, a extensa área verde da praça é um dos fatores que mais colabora para o escurecimento da água.

Na execução do serviço o lago será dividido em duas partes por uma lona. De acordo com o veterinário da Emsurb, Pedro da Silva, os animais não serão retirados do zôo durante a limpeza. “O riacho será dividido em duas partes para não haver necessidade de retirar os peixes e as aves do local, evitando assim o estresse dos animais durante o transporte. Estamos criando uma barreira para que enquanto limpamos um lado os bichos permaneçam em outro”, explica.

O serviço será finalizado na próxima segunda-feira. “Iremos concluir o serviço nesta segunda e pedimos a colaboração mais uma vez da população para que mantenha o zôo limpo e não jogue alimentos indevidos para os peixes e as aves, pois esses alimentos podem comprometer a saúde dos animais. A limpeza é fundamental não só para manter um visual bonito na praça, mas para o bem-estar dos animais. Precisamos trabalhar em parceria, a prefeitura e a população”, coloca Francisco Ney Maia.

Audênia de Oliveira Santos, que faz o mesmo percurso todas as manhãs antes de ir ao trabalho, valoriza o trabalho da Emsurb para manter o espaço limpo e agradável. “Essa praça é um cartão de visita, uma bela área arborizada no meio do centro da cidade. É um contraste agradável poder apreciar a natureza antes de enfrentar um dia de correria no comércio”, declara.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.