[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192- Aracaju) realizou no mês de setembro 3.221 atendimentos em Aracaju. Desse total, cerca de 50% das remoções foi acolhida pelos hospitais municipais Nestor Piva e Fernando Franco. Juntos, os hospitais já realizam uma média de 20 mil atendimentos de urgência e emergência por mês.

Com o funcionamento já normalizado de ambos os hospitais municipais, o Samu também vem diminuindo o número de pacientes encaminhados ao Hospital Governador João Alves Filho (HGJAF). Nesse mês de setembro, o serviço foi responsável por apenas 3,1% de toda demanda do hospital. Ou seja, a cada 100 pacientes que deram entrada no HGJAF no mês de agosto, somente três foram encaminhados pelo Samu.

Atualmente o serviço só tem encaminhado ao HGJAF os casos em que o hospital é referência no atendimento, como politraumatismo, por exemplo. No mês de setembro, o Samu registrou 21% das chamadas só para casos dessa natureza.

Um outro percentual de chamadas também vem chamando a atenção da coordenação do Samu. Pelo quarto mês consecutivo, o serviço vem registrando um aumento considerável no número de trotes. Só para se ter uma idéia, no mês de janeiro o serviço recebeu 4.303 trotes. Número que no mês de setembro já chega a casa dos 8.115 trotes.

De acordo com o coordenador médico do Samu, Clóvis França, o serviço vem tentando minimizar os problemas decorrentes do trote mediante a qualificação continuada das equipes que fazem a regulação médica. Dessa forma, as equipes vêm diminuindo o número de saídas das ambulâncias que não geram atendimentos. “Com uma regulação mais efetiva, melhor qualificada, nossas equipes tendem a diminuir as dúvidas quanto à saída das ambulâncias, até mesmo quando se trata de um trote”, explica Clóvis França.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.