[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Criada com o intuito de interagir com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), a Câmara de Adolescentes do CMDCA, formada por 30 adolescentes, dará uma efetiva contribuição ao poder público municipal para a execução de políticas públicas voltadas para este segmento populacional em Aracaju. Dentro desta perspectiva, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com apoio efetivo da Semasc, realizará curso de capacitação para atender a estes jovens, que cada vez mais estão se tornando verdadeiros protagonistas juvenis a partir dos programas sociais executados pela Semasc para atender jovens em situação de risco e vulnerabilidade social.

O Curso de Formação em Direito e Cidadania dirigido aos membros da Câmara de Adolescentes do CMDCA será realizado na próxima semana, entre os dias 6, 7 e 8 com o objetivo de qualificar os adolescentes para que eles possam atuar na Câmara de Adolescentes como instância do CMDCA. A capacitação será realizada no Acampamento Aprisco do Carneirinho, localizado no município de São Cristóvão, onde os jovens irão pernoitar durante a capacitação. Durante o curso, os adolescentes, que têm idade entre 13 e 17 anos, terão a oportunidade de participar de debates que envolvem conceitos sobre cidadania e direitos humanos.

Ainda dentro da programação do curso de capacitação, os adolescentes irão assistir a palestras sobre a história social da criança no Brasil, obtendo informações desde a época do Brasil Colônia até a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A Câmara dos Adolescentes foi instituída pelo CMDCA no dia 13 de julho deste ano, durante o II Fórum Municipal da Criança e do Adolescente, atendendo à reivindicação dos próprios adolescentes, que participaram do Fórum, realizado no auditório da Sociedade Semear.

A Câmara dos Adolescentes é composta por 15 adolescentes, que fazem parte dos Programas Sociais da Prefeitura Municipal de Aracaju, e os outros 15 adolescentes são atendidos por entidades não-governamentais que trabalham com crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social. Todos eles foram eleitos durante o processo de criação da Câmara, no II Fórum Municipal da Criança e do Adolescente.

A conselheira do CMDCA, Maria José de Souza Batista Santos, afirma que esta capacitação é de fundamental importância. “O objetivo maior dessa capacitação é instrumentalizar a Câmara para o conhecimento do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente para que, conhecendo este Fundo, eles possam opinar na política que é direcionada a eles”, declara Maria José.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.