Coordenadora nacional do ProJovem visita Aracaju
Uma das possibilidades que estão sendo avaliadas pela coordenação local e pelo comitê gestor do ProJovem/Aju é firmar convênio com uma entidade que possa fornecer estes cursos, por isso, na manhã de hoje, aconteceu no refeitório do Centro Federal de Educação Tecnológica de Sergipe (Cefet/SE) um café da manhã envolvendo alunos, coordenadores e professores do programa, a direção do Cefet, a secretária municipal da Educação, professora Tereza Cristina Cerqueira da Graça, e Maria José Ferez, coordenadora nacional do ProJovem.
Maria José está em Aracaju para diversas reuniões com os envolvidos no programa, com o objetivo de avaliar o desenvolvimento das ações e, principalmente, definir as questões ligadas à formação profissionalizante dos alunos. O café da manhã foi uma das maneiras de avaliar um possível convênio com o Cefet/SE, para que ela seja a instituição que irá realizar a formação profissionalizante dos jovens.
Segundo Maria José Feres, o programa em Aracaju vem executando um importante papel e cumprindo todas as exigências feitas pelo Governo Federal. “O projeto já se encontra em 27 capitais e possui mais de 137 mil alunos matriculados em todo o país, ou seja, ele só está em funcionamento porque é uma grande rede, e também, por ter o apoio das prefeituras, a exemplo da de Aracaju, que vem executando um trabalho disciplinado”, comentou.
“A evasão escolar é vista como um problema muito sério em todo o país, por isso o ProJovem é tão importante. Mesmo sendo um programa recente e implantado neste governo, as estatísticas já mostram excelentes resultados, como por exemplo, a diminuição significativa da evasão nas escolas, além disso, é possível despertar no aluno a esperança de querer construir uma vida melhor através da educação”, salientou a secretária municipal da Educação.
Agenda
Durante a tarde, Maria Ferez participou de duas reuniões, a primeira com o comitê gestor para avaliar a visita feita ao Cefet pela manhã e quais os encaminhamentos que deverão ser tomados de agora por diante.
“A iniciativa de convidar o Cefet em Sergipe para ser um dos nossos parceiros é brilhante, por isto será estudada nos mínimos detalhes”, comentou a coordenadora nacional durante a reunião com o comitê gestor, formado pelas secretarias municipais da Educação, Governo e Assistência Social e Cidadania, e também pela Fundação Municipal do Trabalho. Os coordenadores locais do ProJovem também estiveram presentes.
No final da tarde a reunião será com os diretores das unidades escolares e centros de referência da assistência social onde o programa funciona. Já à noite o grupo fará visitas às estações e núcleos do ProJovem e amanhã (sábado), estarão no Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), para uma reunião com os educadores, coordenadores de estação, coordenadores municipais e instituição formadora.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]