Parque da Sementeira ganha mais 277 mudas no Dia da Árvore
Além do plantio, livretos informativos foram distribuídos aos presentes onde constam ilustrações das 64 espécies plantadas, o nome popular e científico, porte da espécie plantada, localização nos maciços e mapa geral do Parque da Sementeira que, medindo 387.713 m2 de área verde, é considerada hoje o pulmão da cidade.
O diretor-presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), João Andrade Vieira, informou durante o evento que a intenção da empresa é tornar o espaço cada vez mais um exemplo de ecossistema equilibrado e que novos projetos neste sentido já estão sendo desenvolvidos. “Pretendemos, por exemplo, transferir os zôos-parque para a Sementeira. Onde estão localizados hoje, as aves estão sofrendo com poluição, iluminação e o barulho”, argumentou. “Também planejamos plantar duas linhas de palmeiras imperiais na entrada do parque e em torno dos lagos. Ainda está no planejamento cultivarmos trepadeiras nos caramanchões que construímos no antigo espaço destinado ao campo de futebol, implantar novos banheiros públicos e trocar os pneus que hoje funcionam como meio-fio por cerca viva”, completou.
Ainda segundo João Andrade, o projeto de reflorestamento é uma manifestação de amor à cidade e preocupação com o futuro dos cidadãos, por se tratar da criação de uma reserva arbórea que recompõe a flora original que um dia foi parte da cidade. “O crescimento urbano muitas vezes acaba por agredir o meio ambiente, a especulação imobiliária algumas vezes não contempla a preservação ambiental no espaço urbanístico. E a Prefeitura de Aracaju mostra que trabalha nesta contramão da agressão ao meio ambiente através dos projetos em defesa do meio ambiente. Um deles é o Projeto de Reflorestamento do Parque Augusto Franco, que devolve à cidade uma área verde composta por espécies nativas da Mata Atlântica”, destaca.
Em discurso também para os convidados, o promotor Eduardo Matos, do Ministério Público, parabenizou a PMA pelo projeto de reflorestamento. “Qualquer realização que vise melhorar a qualidade de vida da população e ajude a preservar o meio-ambiente, receberá o apoio do Ministério Público. A idéia de mobilizar também a criançada para o plantio merece os parabéns, porque a nova geração precisa ser sensibilizada desde cedo para a importância do meio-ambiente”, observou.
A também promotora Ana Paula Machado, da área de meio-ambiente, concordou com o colega. Ana disse que o ser humano precisa entender a importância dos espaços verdes, que são tão necessários à própria vida. “Esperamos também que este reflorestamento seja o primeiro passo para a formalização de um órgão ambiental para Aracaju”, declarou.
O jornalista Osmário Santos, criador e coordenador da Frente em Defesa das Águas de Sergipe e considerado hoje um dos maiores defensores do meio-ambiente no Estado, acredita que a ação da Prefeitura de Aracaju, mais do que uma ação ambiental, é um exemplo de cidadania. “Preservar o meio-ambiente é preservar a própria vida do ser humano”, enfatizou.
Além dos diretores da Emsurb, promotores do MP e jornalistas, a solenidade de plantio das primeiras 130 mudas foi prestigiada por vários outros convidados, entre pessoas envolvidas com o meio ambiente, seja ocupando cargos públicos ou ambientalistas, políticos, alunos de escolas do município e crianças assistidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) através do CAPS Vida.
Entre os presentes, Salete Rangel (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa), Ângelo Antonioli (Universidade Federal de Sergipe – UFS), José Moura (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf), Ismael Quirino (Petrobras), Antonino Campos (Flora), Marcel Nauer (Fotógrafo e ambientalista), Flávio Primo e Paulo Primo (Engenheiros agrônomos), Waneska Cipriano (Secretaria Municipal de Comunicação – Secom), Tereza Cristina e Fátima Maynard (Secretaria Municipal de Educação – Semed), Valmor Barbosa (Empresa Municipal de Obras e Urbanização – Emurb), Lêda Lúcia (Secretaria Municipal de Saúde – SMS), Edson Caetano (Fundação Municipal do Trabalho – Fundat), Sílvio Monteiro (Secretaria Municipal de Articulação Política).
A convite da Emsurb, cada um dos convidados plantou uma muda de uma árvore em um dos vários maçicos espalhados em diversos pontos do parque. Elas passam a se juntar às 150 árvores nativas de Mata Atlântica (Sesquicentenário de Aracaju), outras 22 mudas de pau-brasil (Dia da Árvore) e ao pomar com 121 espécies frutíferas (Dia da Criança), todos plantados no ano passado.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Parque da Sementeira ganha mais 277 mudas no Dia da Árvore – Fotos: Lúcio Telles