[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) entregou um presente à população da cidade hoje, no Dia da Árvore. O Parque Augusto Franco, mais conhecido como Parque da Sementeira, ganhou 277 mudas de árvores ornamentais e frutíferas da flora brasileira, além de árvores exóticas de outros países, distribuídas em oito áreas distintas (maciços). Amanhã, outras 277 mudas também serão plantadas, como mais uma etapa do projeto de reflorestamento do parque, iniciado no ano passado.

Além do plantio, livretos informativos foram distribuídos aos presentes onde constam ilustrações das 64 espécies plantadas, o nome popular e científico, porte da espécie plantada, localização nos maciços e mapa geral do Parque da Sementeira que, medindo 387.713 m2 de área verde, é considerada hoje o pulmão da cidade.

O diretor-presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), João Andrade Vieira, informou durante o evento que a intenção da empresa é tornar o espaço cada vez mais um exemplo de ecossistema equilibrado e que novos projetos neste sentido já estão sendo desenvolvidos. “Pretendemos, por exemplo, transferir os zôos-parque para a Sementeira. Onde estão localizados hoje, as aves estão sofrendo com poluição, iluminação e o barulho”, argumentou. “Também planejamos plantar duas linhas de palmeiras imperiais na entrada do parque e em torno dos lagos. Ainda está no planejamento cultivarmos trepadeiras nos caramanchões que construímos no antigo espaço destinado ao campo de futebol, implantar novos banheiros públicos e trocar os pneus que hoje funcionam como meio-fio por cerca viva”, completou.

Ainda segundo João Andrade, o projeto de reflorestamento é uma manifestação de amor à cidade e preocupação com o futuro dos cidadãos, por se tratar da criação de uma reserva arbórea que recompõe a flora original que um dia foi parte da cidade. “O crescimento urbano muitas vezes acaba por agredir o meio ambiente, a especulação imobiliária algumas vezes não contempla a preservação ambiental no espaço urbanístico. E a Prefeitura de Aracaju mostra que trabalha nesta contramão da agressão ao meio ambiente através dos projetos em defesa do meio ambiente. Um deles é o Projeto de Reflorestamento do Parque Augusto Franco, que devolve à cidade uma área verde composta por espécies nativas da Mata Atlântica”, destaca.

Em discurso também para os convidados, o promotor Eduardo Matos, do Ministério Público, parabenizou a PMA pelo projeto de reflorestamento. “Qualquer realização que vise melhorar a qualidade de vida da população e ajude a preservar o meio-ambiente, receberá o apoio do Ministério Público. A idéia de mobilizar também a criançada para o plantio merece os parabéns, porque a nova geração precisa ser sensibilizada desde cedo para a importância do meio-ambiente”, observou.

A também promotora Ana Paula Machado, da área de meio-ambiente, concordou com o colega. Ana disse que o ser humano precisa entender a importância dos espaços verdes, que são tão necessários à própria vida. “Esperamos também que este reflorestamento seja o primeiro passo para a formalização de um órgão ambiental para Aracaju”, declarou.

O jornalista Osmário Santos, criador e coordenador da Frente em Defesa das Águas de Sergipe e considerado hoje um dos maiores defensores do meio-ambiente no Estado, acredita que a ação da Prefeitura de Aracaju, mais do que uma ação ambiental, é um exemplo de cidadania. “Preservar o meio-ambiente é preservar a própria vida do ser humano”, enfatizou.

Além dos diretores da Emsurb, promotores do MP e jornalistas, a solenidade de plantio das primeiras 130 mudas foi prestigiada por vários outros convidados, entre pessoas envolvidas com o meio ambiente, seja ocupando cargos públicos ou ambientalistas, políticos, alunos de escolas do município e crianças assistidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) através do CAPS Vida.

Entre os presentes, Salete Rangel (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa), Ângelo Antonioli (Universidade Federal de Sergipe – UFS), José Moura (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf), Ismael Quirino (Petrobras), Antonino Campos (Flora), Marcel Nauer (Fotógrafo e ambientalista), Flávio Primo e Paulo Primo (Engenheiros agrônomos), Waneska Cipriano (Secretaria Municipal de Comunicação – Secom), Tereza Cristina e Fátima Maynard (Secretaria Municipal de Educação – Semed), Valmor Barbosa (Empresa Municipal de Obras e Urbanização – Emurb), Lêda Lúcia (Secretaria Municipal de Saúde – SMS), Edson Caetano (Fundação Municipal do Trabalho – Fundat), Sílvio Monteiro (Secretaria Municipal de Articulação Política).

A convite da Emsurb, cada um dos convidados plantou uma muda de uma árvore em um dos vários maçicos espalhados em diversos pontos do parque. Elas passam a se juntar às 150 árvores nativas de Mata Atlântica (Sesquicentenário de Aracaju), outras 22 mudas de pau-brasil (Dia da Árvore) e ao pomar com 121 espécies frutíferas (Dia da Criança), todos plantados no ano passado.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.