Recolhimento de lixo do manguezal do bairro Industrial marca o Dia Mundial pela Limpeza da Água
O Dia Mundial pela Limpeza da Água é promovido pelo instituto australiano Clean Up The World e comemorado sempre no dia 19 de setembro. Este ano, a data conta com o reforço da Frente em Defesa das Águas de Sergipe, que elaborou em conjunto com a Emsurb, em calendário de eventos com uma semana de duração, que teve início na última sexta-feira, dia 15, com a instalação do Circo das Águas.
O diretor-presidente da Emsurb, João Andrade Vieira, disse que o trabalho e o desenvolvimento de campanhas que despertem na população a preocupação com o meio ambiente possuem um valor social grande, tendo em vista a busca pela qualidade de vida das pessoas. “A Emsurb, assim como os demais órgãos da Prefeitura de Aracaju, tem se engajado em ações que promovam a proteção ao meio ambiente, a busca pela qualidade de vida, sejam estas ações educativas através de campanhas ou com o serviço de limpeza que prestamos na cidade”, disse.
A programação de limpeza dos mangues para marcar o Dia Mundial pela Limpeza da Água será estendida para o dia 16 de outubro, com a campanha de conscientização e o recolhimento de lixo nas praias. De acordo com a previsão da Emsurb, a limpeza do mangue do bairro Industrial deve continuar até a próxima quinta-feira, para que na sexta-feira a limpeza seja realizada no mangue do bairro 13 de Julho e no loteamento Garcia.
Clean Up The World
O Clean Up The World foi fundado por Ian Kierman, um mergulhador australiano que, preocupado com a poluição acumulada na Baía de Sidney, começou ele próprio a limpar os fundos marinhos australianos. Um dia resolveu propor à ONU a marcação de uma data dedicada à limpeza do nosso planeta.
O “Limpem o Mundo” é um projeto ambiental internacional que une comunidades ao redor do mundo em um trabalho de limpeza massiva. Dirigido pelo Clean Up The World, em conjunto com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, ele trata de ver os resíduos não somente como lixo, mas como um recurso. Sua mensagem chave é reduzir, reutilizar e reciclar.
Realizado pela primeira vez em 1993, o evento já envolveu 40 milhões de pessoas em 120 países e vem possibilitando mudanças de atitudes e comportamentos em nível global. Numa ação pontual, realizada sempre no mês de setembro, o Limpem o Mundo mostra como ajudar o meio ambiente pode ser simples e divertido. É uma oportunidade de envolver pessoas, empresas e governos em ações de limpeza locais e trabalhar buscando soluções práticas que ajudem a diminuir estes resíduos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Recolhimento de lixo do manguezal do bairro Industrial marca o Dia Mundial pela Limpeza da Água – Fotos: Ascom/Emsurb