Moradores do Santa Maria recebem qualificação profissional
De acordo com Helena de Carvalho, professora do curso de “Hidratação, Corte e Escova”, as alunas estão muito interessadas e não vêem a hora de concluírem o curso para começar a ganhar um dinheiro. “Estamos capacitando 26 pessoas nesse curso, que tem uma carga horária de 200 horas/aulas, com previsão para terminar no final do mês de outubro. São duas turmas, uma pela manhã e outra pela tarde, e as alunas estão sendo muito aplicadas. Certamente serão excelentes profissionais da área”, declara a professora.
As jovens alunas tiveram 72 horas/aulas de teoria, incluindo as disciplinas de: Negociação, Saúde e Beleza; Harmonia Estética; Cosmetologia e Tratamento Capilar. Vídeos de comportamento pessoal e interpessoal, como também de primeiros socorros, foram passados. Para Lucinéia Matos da Silva, 27, o curso vai complementar o seu currículo e ajuda-la futuramente a montar seu próprio salão. “Essa área é muito procurada, por isso também vim fazer o curso. Estou muito satisfeita com a organização e de ver o compromisso que a prefeitura tem com a população do Santa Maria.
“Fazer um curso de cabeleireiro sempre foi o meu sonho e hoje eu estou realizando. Eu até já me sinto uma profissional da área de beleza”, comenta Cícera Maria Costa Muniz, 25. “A professora é ótima, aqui nós temos todo o material necessário, e eu pude aprender a me relacionar melhor com as pessoas, a respeitar o próximo, e a saber como ter ética no trabalho”, afirma. “As aulas teóricas foram muito importantes, foram mais do que um complemento para a prática que agora estamos aprendendo. Eu vou sair uma profissional completa para o mercado de trabalho e ainda que não consiga ter logo o meu salão, eu vou fazer cabelo a domicilio”, acrescenta Cícera.
O curso de “Preparador de Alimentação Alternativa”, que teve uma carga horária de 50 horas/aulas encerrou ontem. Duas turmas de 16 alunos concluíram o curso com muita satisfação. Visando atender a necessidade da comunidade, a culinária alternativa hoje já é uma realidade entre os moradores do Santa Maria, que após aprenderem a aproveitar mais os alimentos de uma forma saudável, se tornam multiplicadores entre vizinhos e familiares, ensinado o que aprenderam.
Durante o curso, a professora Aparecida Oliveira ressaltou para suas alunas a importância do consumo de alimentos saudáveis e que podem ser adquiridos por um custo baixo. “Esse foi um trabalho muito importante, uma vez que ensinamos às alunas uma forma de produzir pratos do dia-a-dia que são baratos e saudáveis. A torta de macaxeira, o suco de talos com limão, o pudim de pão, a feijoada sem carne fizeram bastante sucesso com as alunas pelo aproveitamento que elas tiveram com os alimentos”, explica Aparecida.
“Aqui nós aprendemos a fazer alimentos com soja, sementes, folhas, talos, raízes e cascas de legumes, verduras e frutas. Todos os cursos que eu poço fazer eu faço, eu me sinto uma multiplicadora, uma cidadã de verdade. Pois eu não fico com a informação só para mim não, eu saio falando lá em casa, na feira, com os vizinhos, para as pessoas não desperdiçarem os alimentos. Eu digo para não jogarem a casca da banana no lixo, pois dá pra fazer um ótimo bolo com ela, e outras receitas eu passo adiante”, informa a dona de casa Cristiane dos Santos, 23.
A Fundat ao todo vai oferecer dez cursos profissionalizantes em parceria com o Senac, capacitando 160 pessoas dos bairro Santa Maria até o final do ano. Os cursos têm o mínimo de 50 horas/aulas e são gratuitos e abertos a toda população. Os interessados devem procurar a Unidade de Qualificação da Fundat no Santa Maria.
Projeto Técnico Social
Executado por meio de uma parceria da PMA e Caixa Econômica Federal, o Projeto Técnico Social vem sendo desenvolvido nos bairros da capital onde o poder público municipal está executando obras de infra-estrutura. Coordenado pela Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) e Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), o projeto representa atividades que remetem à mobilização social, educação ambiental, educação para o trânsito e capacitação profissional, através de cursos e palestras.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Moradores do Santa Maria recebem qualificação profissional – Fotos: Márcio Garcez