[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) continua intensificando ações de combate à exploração infanto-juvenil. Como forma de proporcionar maior afetividade nas relações familiares, a Semasc está oferecendo o curso ‘Adolescência: Saúde e Vida’, dirigido aos adolescentes inseridos no Programa Criança Cidadã. Esta é mais uma atividade do Programa Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-Juvenil, o Sentinela, que atende crianças e adolescentes vítimas da exploração e violência, na perspectiva de tornar adolescentes atendidos por outros programas sociais em verdadeiros protagonistas no combate a este tipo de crime.

O curso se estenderá até o mês de novembro, criado a partir da mobilização realizada pela Semasc para o combate à violência e à exploração sexual infanto-juvenil, cujas ações foram realizadas no dia 18 de Maio, data dedicada ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O cronograma do curso se divide em sete encontros com temáticas diferentes como adolescência, sexualidade, gravidez, escola, DSTs entre outros assuntos relacionados à saúde. As aulas estão sendo realizadas quinzenalmente, durante todo o dia, no Centro de Referência de Assistência à Criança, ao Adolescente e à Família Professor Gonçalo Rollemberg Leite, localizado à Rua Alagoas.

As últimas atividades marcaram o segundo encontro, com tema ‘Adolescência e Família’, com palestras ministradas pela psicóloga Laruse Andrade Souza, do Programa Sentinela, reunindo 36 adolescentes inseridos no Projeto Criança Cidadã. Na programação, a psicóloga dividiu a turma em grupos, que assistiram a um vídeo enfocando o cotidiano familiar.

Os adolescentes estão encantados com as discussões. Para o adolescente José Andrade dos Santos, 16 anos, inserido no Projeto Criança Cidadã, o curso o tem orientado a ter um bom relacionamento com sua família. “É ótimo participar de um curso como esse. Na temática de hoje aprendi muito sobre adolescência e família”, observa o adolescente que comemora a oportunidade que tem de participar do Programa da Semasc. “Antes era desocupado. Hoje já inserido no Projeto tenho objetivo na vida e ocupação”, confessa o jovem. A jovem Gilvanessa Maria dos Santos, 16, inserida no mesmo projeto social da Prefeitura Municipal de Aracaju, aborda que o segundo encontro do curso tem exercido bastante influência em sua vida. “O tema ajuda a nos comportar dentro da sociedade em que vivemos. Na aula de hoje aprendo muitas coisas boas com relação ao tema discutido. É muito importante para todos nós. Até o final vamos aprender muito,” afirma.

“Depois que entrei no Projeto Criança Cidadã, tenho ocupação diariamente. Hoje absorvi muitas coisas boas que naturalmente não debato com minha família. Lembro que antes eu ficava na rua desocupada. Hoje tenho obrigação e objetivo na vida. Agradeço ao projeto, comemora a adolescente Elizabethe Viviane Silva, 15. Feliz com o segundo encontro, Shirleide Campos Paz, 17 anos, revela que a programação lhe proporciona entretenimentos. “Aprender é sempre bom, principalmente quando existe um orientador para explicar todo o conteúdo do tema, com introdução de vídeo, cartazes e grupo onde é debatido um tema. A temática de hoje foi sensacional”, comenta.

De acordo com a psicóloga Laruse Andrade, o tema e o método do curso é de fundamental importância para o grupo. “Eles escolheram os temas e pediram que nos comunicássemos com suas famílias. Eles querem ouvir, participar e criar a partir dos temas. É um espaço de colocar as dificuldades encontradas na vida. O nosso propósito é para que eles se comuniquem mais com a família”, observa a psicóloga.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.