[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Já estão em fase final as obras de construção do Centro de Atendimento Psicossocial da Zona Norte (Caps Zona Norte), que fica localizado no loteamento Jardim Rezende, no Santos Dumont. O sexto Caps da rede municipal de saúde será o maior construído até o momento, com mais de mil metros quadrados de área. Ele atenderá aos cidadãos residentes nas áreas adjacentes, seguindo a mesma linha do tratamento realizado nos demais centros já existentes, priorizando a inserção do paciente no contexto social.

O valor da obra está orçado em R$ 771.318,68. Os recursos são da Prefeitura de Aracaju, aplicados através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). A construção está sob responsabilidade da SPR Engenharia, que tem atualmente 12 homens trabalhando no local.

Luís José Mendes Santos, encarregado da obra, informa que até a próxima sexta-feira a colocação do telhado já será concluída. Também estão sendo finalizadas as colocações de esquadrilhas, rodapé e cerâmica. Hoje, foi iniciado o polimento do granito e na próxima semana começam as obras de construção do muro externo. “Ainda não posso precisar o dia final da obras, mas estamos bem adiantados. Temos eletricistas, encanadores, carpinteiros, pedreiros e ajudantes envolvidos na construção, o que nos garante que tudo será conforme planejado”, informou.

O Caps Zona Norte irá comportar, entre outras salas, três consultórios, um amplo auditório, cinco salas de oficinas e duas salas de repouso, sendo uma com leitos femininos e outra para os usuários do sexo masculino. Haverá ainda enfermaria masculina e feminina, farmácia, copa, refeitório e jardim de espera. O Caps contará ainda com rampas para deficientes.

Há quase três anos em prática, o novo sistema de tratamento da saúde mental em Aracaju tem se mostrado o mais eficaz e justo já oferecido pelo município. Em vez do antigo tratamento manicomial desumano oferecido pelo Hospital Psiquiátrico Adauto Botelho, fechado pela PMA desde janeiro de 2004, os pacientes agora recebem atendimento individualizado de qualidade que inclui atividades esportivas, lúdicas e terapias ocupacionais que os reintegram ao convívio social e familiar.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.