[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Ler não apenas porque dizem que é bom, mas com a consciência exata do amadurecimento pessoal que se pode extrair da leitura. Foi com este foco que a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), incluiu na programação que comemora do Dia do Folclore (22 de agosto) o projeto Encontro com o Escritor. Em sua terceira edição, o encontro trimestral de escritores sergipanos com alunos de escolas aracajuanas foi realizado no final da tarde desta tarde na Biblioteca Ivone de Menezes, no conjunto Augusto Franco.

Cerca de 40 estudantes da Escola Estadual Francisco Portugal aprenderam mais sobre sonetos livres e poesia através do livro “Olhar do Infinito”, que foi apresentado a eles pela própria autora, a sergipana Giselle Nathaly. “Eu gosto muito de ler, mas nunca tinha conhecido alguém que tivesse escrito um livro. É uma oportunidade muito legal para a gente poder conversar com a escritora sobre o trabalho dela”, disse a aluna Daniela Silva, de apenas 12 anos.

Para sua colega, Juliana Silva, de 11 anos, a poesia já era uma ‘antiga’ conhecida. “Eu sempre gostei de escrever versinhos e coisas na minha agenda e agora está sendo ótimo poder conhecer alguém que sabe mesmo sobre poesia porque a gente pode aprender mais coisas sobre como ela surgiu”, falou ela, que já prometeu ler o livro. Todas as obras apresentadas no Encontro com o Escritor estão disponibilizadas na biblioteca, que já tem um acervo de mais de dez mil títulos em áreas como literatura infanto-juvenil, didáticos e cordel, além de vídeos, CD´s e DVD´s para consulta.

Curiosidade

Giselle Nathaly começou a escrever poesias com 18 anos. Esta foi a primeira vez que ela apresentou a obra para crianças. “Eu quero cultivar no coração delas a curiosidade pela leitura. Eu faço isso em casa com minha irmãzinha de cinco anos e hoje ela já lê e conta historinhas para mim”, declarou.

Formada em Análise de Processos Químicos pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-SE), foi lá que ela encontrou apoio para publicar as 300 cópias de seu livro em 2004, quando decidiu participar de um concurso de literatura. “Eu lancei o livro na própria escola e cheguei a apresentá-lo ao Embaixador da Espanha no Brasil, José Cordech Planas”, contou Giselle, que atualmente estuda o 5º período do curso de Espanhol na Universidade Federal de Sergipe (UFS).

“Quando a gente traz o escritor para conversar pessoalmente com as crianças, elas percebem que a arte da literatura não é uma coisa distante delas”, afirmou a diretora da biblioteca, Maria José Lima, para quem é fundamental envolver os professores e a comunidade no processo de disseminação da leitura.

Como associar-se

A Biblioteca Ivone de Menezes foi inaugurada pela Prefeitura de Aracaju no conjunto Augusto Franco em 2004. Uma média de 3500 alunos consultam o acervo a cada ano e cerca de 350 usuários estão cadastrados. Para se associar, basta levar duas fotos 3×4, cópias da identidade, CPF e comprovante de residência. Cada membro pode retirar dois livros por vez e devolvê-los num prazo de oito dias, com possibilidade de renovação por mais oito. A unidade funciona de segunda a sexta das 8h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados das 9h às 13h.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.