[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Criada em 2002 visando aumentar a participação popular na política de saúde do município, a Ouvidoria se tornou o maior instrumento de comunicação capaz de atender as necessidades dos usuários e funcionários, com suas dúvidas, reclamações, críticas ou sugestões, auxiliando na forma de condução das ações dos gestores.

De acordo com o ouvidor da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Helder Gonçalves, todas as reclamações são respondidas através de um processo de leitura das reivindicações e elaboração dos relatórios. “Recebemos essas reclamações, destinamos ao setor especificado. Eles elaboram um relatório com as devidas explicações e suas especificidades, que depois é encaminhado ao usuário”, explica Helder.

Hoje, a Ouvidoria recebe cerca de 15 reclamações diárias, em que os processos só podem ser concluídos após a resolução do caso. “Em casos de reclamação de serviços não prestados pela PMA, fazemos um processo administrativo, onde uma assistente social visita a residência para ver as condições da família. Após a constatação das necessidades do cidadão, a SMS encaminha o processo de liberação para o pagamento do exame particular”, esclarece o ouvidor.

O resultado deste trabalho é uma porcentagem de 92% na resolutividade dos casos encaminhados à SMS. Os usuários que desejam fazer sua reclamação, devem se dirigir à rua Sergipe, 1310, bairro Siqueira Campos, também pelo telefone 156, ou através do site www.aracaju.se.gov.br/saude, ou ainda pelo e-mail saúde.ouvidoria@aracaju.se.gov.br

A Ouvidoria conta ainda com 44 caixas coletoras afixadas em todas as unidades de saúde da rede municipal, inclusive conveniadas, o que facilita o registro da opinião do aracajuano que usufrui os serviços prestados pela PMA.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.