[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura Municipal de Aracaju, buscando fortalecer ainda mais seu intercâmbio com a população aracajuana, criou em agosto de 2002 o ´Fala Cidadão´, gerenciado pelo Departamento de Relações Públicas da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom). O projeto é uma central de atendimento a serviço da população, que objetiva esclarecer dúvidas, orientar, analisar sugestões, reclamações e elogios da comunidade.

Agora pela manhã, mais uma urna do ´Fala Cidadão´ foi implantada, desta vez no coreto interno do Mercado Thalez Ferraz, respeitando a estrutura do local. Para a estrutura, foi colocada apenas blindagem para garantir a segurança dos transeuntes e coibir a ação dos vândalos.

Agora são 15 urnas espalhadas em pontos estratégicos da cidade, que visam orientar e informar o cidadão sobre os serviços executados pela PMA, dentre eles saúde, transporte, educação e limpeza, entre tantos outros. Através desta ação, além de conhecer mais sobre sua cidade, o cidadão aracajuano e o turista têm uma ligação direta com o prefeito Edvaldo Nogueira e seu secretariado.

O ´Fala Cidadão´ não funciona apenas através de urnas, mas também por e-mails e telefax, ou ainda pessoalmente no endereço da Prefeitura, sendo os dois primeiros os mais procurados, o que tem resultado no crescimento do projeto, promovendo mudanças na capital a partir da participação popular.

De acordo com a coordenadora do ´Fala Cidadão´, Synara Noronha, a colaboração do povo é de primordial importância para garantir a qualidade dos serviços prestados pela atual administração. “O processo é simples. As pessoas nos enviam e-mails com elogios, críticas e sugestões, ou depositam nas urnas, ou ainda nos telefonam. Esses pedidos são encaminhados às assessorias de comunicação dos órgãos competentes e recebemos o retorno, em um prazo máximo de 10 dias, a depender do caso. Já os e-mails são respondidos em tempo real”, afirma a coordenadora.

Segundo a diretora de turismo da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), Tanit Bezerra, o foco do novo box é atender aos turistas, uma vez que é um balcão de informações. Ela informa ainda que o trabalho é realizado através de uma parceria entre Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), por meio do projeto Museu de Rua – que consiste na aproximação dos cidadãos da história de Aracaju, além de revelar os monumentos, a arquitetura, os símbolos e a identidade cultural do aracajuano -; Secretaria Municipal de Educação (Semed), através do apoio educacional, pesquisas, entre outras atividades com os estagiários; e Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), qualificando a mão-de-obra de estagiários de turismo e história que fazem parte do projeto, além da qualificação dos servidores, que já está no segundo módulo do curso de Guia de Turismo Regional.

As demais urnas estão localizadas nos seguintes locais: Centro Administrativo da Prefeitura, situado à rua Frei Canolo de Noronha, nº 42, no bairro Ponto Novo; Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), na praça General Valadão; CEAC (Shopping Riomar); Aeroporto; Rodoviária Nova; Ponte do Imperador; Galeria de Arte Álvaro Santos; Memorial da Bandeira; Bibliotecas Clodomir Silva e Ivone de Menezes; Mirante da 13 de Julho; Escola Municipal de Artes; Colina do Santo Antônio, além de uma urna itinerante instaladas em eventos da cidade ou quando solicitada. Outros contatos do ´Fala Cidadão´: (79) 3218-7884 / www.aracaju.se.gov.br/faleconosco.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.