PMA inicia capacitação de merendeiras das escolas municipais
Essa é a primeira vez que uma Coordenação de Vigilância Sanitária promove um curso de capacitação destinado às merendeiras de escolas da rede pública no Brasil. De acordo com a assessora de Informação, Educação e Comunicação em Vigilância Sanitária (IEC) da Covisa, Lígia Maria Vieira, esse é um projeto pioneiro no Brasil e a experiência aracajuana será levada ao Ministério da Saúde no III Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (Simbravisa), que acontece em novembro na cidade de Florianópolis.
“A escola é um setor que a gente também regula e no caso das merendas, por se tratar de alimentação, devem também se adequar ao que diz a legislação”, explica Lígia. Ela salienta que profissionais da Covisa fazem visitas freqüentes às escolas e que o curso trará benefícios tanto para as merendeiras, quanto e, principalmente, para os estudantes, que passarão a ter uma merenda segura e de melhor qualidade.
Nesse primeiro momento cerca de 50 merendeiras estarão recebendo informações sobre as maneiras corretas de manipulação e acondicionamento dos alimentos, assim como sobre o fluxo de materiais, higiene dos alimentos, dos equipamentos e do manipulador, manipulação do lixo, controle de pragas, doenças de origem alimentar, entre outros, além da discussão sobre a Cartilha da Merendeira, que foi distribuída no II Encontro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em novembro do ano passado.
De acordo com o diretor do Departamento de Nutrição e Alimentação Escolar (Denae), Ronaldo Cruz, a iniciativa da prefeitura de Aracaju é de extrema importância e trata do início de uma longa caminhada que prevê mais capacitações e o melhoramento da merenda escolar. “A importância que um evento como esse assume traz resultados significativos para as crianças, que passarão a ter uma merenda de melhor qualidade, e para as próprias merendeiras, que passarão a entender melhor o papel que elas assumem dentro da escola”, destaca.
Alimentos seguros na mesa
A capacitação que vem sendo realizada com as merendeiras faz parte de um projeto maior da Covisa intitulado “Alimentos seguros na mesa”, cujo objetivo é tornar seguro todos os alimentos, desde a sua produção até a comercialização, de acordo com as Boas Práticas de Fabricação (BPF) e métodos de Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle (APPCC). O projeto visa capacitar ainda proprietários e trabalhadores de estabelecimentos, vendedores ambulantes, realizar seminários técnicos envolvendo outras instituições, fomentar pesquisas na área de alimentos, fazer intercâmbio científico com as universidades, parcerias com Senai, Senac, Sebrae, Divisa/SES, Anvisa, além de outras secretarias, como Fundat e Emsurb, dentre outras instituições.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- PMA inicia capacitação de merendeiras das escolas municipais – Fotos: Ascom/SMS