[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Apresentação das ações realizadas durante um ano e meio de gestão e exibição do que está sendo planejado ainda para este segundo semestre. Este foi o principal objetivo da reunião de avaliação de gestão realizada esta semana pela secretária municipal da Educação, professora Tereza Cristina Cerqueira da Graça. O evento contou com a participação de todos os coordenadores das 78 unidades de ensino e técnicos da Secretaria Municipal da Educação (Semed).

Dentre as ações realizadas durante esta gestão, iniciada em 2005, está a agilidade na convocação dos aprovados no concurso público para o magistério municipal, realizado em 2003. Somente em 2005-2006 foram convocados e lotados 201 aprovados, para se juntar aos 350 previstos pelo edital. “Todos os excedentes foram convocados e hoje, a rede possui todos os seus 1.726 professores que a Lei estabelece”, falou a secretária da Educação.

Aquisições e intervenções

Foram adquiridos três laboratórios móveis de ciências, reestruturadas as creches – que passaram para a Semed em dezembro de 2003, em cumprimento à Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Também está sendo feito o reordenamento da rede, implementada a padronização dos prédios escolares e convênios para agilizar a recuperação e manutenção das unidades.

No ano passado, graças a estes convênios, foi possível realizar algum tipo de trabalho estrutural em 80,7% das escolas da rede, índice nunca alcançado em nenhuma gestão da Educação municipal. Dentre as principais intervenções estão a reforma e ampliação do Jardim de Infância José Garcez Vieira, e das escolas municipais de Ensino Fundamental Florentino Menezes, Sabino Ribeiro e Zalda Gama.

A secretária aproveitou o encontro para reforçar a informação de que os conselhos escolares são autônomos, princípio que deve respeitar qualquer determinação imposta por Lei. Também reforçou que a Semed continuará apoiando os projetos pedagógicos realizados nas escolas e que o Programa Horas de Estudo vai ser reformulado, para atingir um número ainda maior de educadores.

Para o futuro próximo

Implantação do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), que irá funcionar no Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos da Prefeitura (Cemarh) e que permitirá firmar convênios com o Governo Federal sem haver necessidade de intermediação do governo do Estado, além de ser um centro de capacitação, aperfeiçoamento e acesso dos professores da rede municipal de ensino à rede mundial de comunicação educacional. Este é um dos principais trabalhos da Secretaria Municipal da Educação em andamento, que deverão ser concretizados no segundo semestre deste ano.

Outras ações previstas para serem realizadas ao longo de 2006 são a realização do V Encontro Pedagógico e Cultural da Rede Municipal de Ensino, que já conta com 38 trabalhos inscritos; a elaboração de um manual de orientação para os coordenadores – para que conheçam melhor a secretaria e seus setores, além de toda a legislação envolvendo a educação pública da rede municipal da capital -.

Um manual de orientação escolar para os alunos e pais; de instituir o ´Prêmio Destaque Merenda Escolar´; de implantar ações de autonomia financeira para as unidades escolares, construção de quadras poliesportivas em seis unidades e criação de escolas de Educação Infantil nos bairros Coqueiral Sagrada Família e Coroa do Meio, e entrega de 21.358 camisas de fardamento para alunos da pré-escola e do Ensino Fundamental são trabalhos que estão na listagem da Semed.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.