Histórico da Emurb
Em 1977, a Emurb iniciou a implantação de loteamentos nos antigos Terrenos de Marinha. O primeiro deles foi o Loteamento Coroa do Meio, desenvolvido em três etapas. Ao mesmo tempo, implantava loteamentos no Bairro 13 de Julho, no Jardim Atlântico (bairro Atalaia) e o Loteamento Foz do Tramandaí, no atual bairro Jardins.
A partir de 1984, a Emurb dá início à urbanização de grandes áreas em diversos bairros da capital, a exemplo do Salgado Filho, 13 de Julho, Índio Palentim, Conjunto Lourival Fontes, dentre outros.
Até o ano de 1992, a Emurb era responsável pela implantação e recuperação da malha viária e da rede de drenagem. Com a extinção, naquele ano, da Secretaria Municipal de Obras, a empresa absorveu uma nova atribuição: a construção, reforma e ampliação das escolas, creches, postos de saúde e prédios da administração municipal, como também a urbanização de praças. Hoje, além desses serviços, a Emurb faz a manutenção da iluminação pública na cidade de Aracaju.
Outro importante serviço é prestado pela Emurb aos aracajuanos. Ela é responsável pelo licenciamento de obras e fornecimento de alvará de “Habite-se”, como também fiscaliza as construções e ocupações irregulares de áreas públicas em toda a capital. Só em 2005, foram emitidos 434 alvarás de construção das mais variadas naturezas, 102 autorizações provisórias, 154 certidões de regularização, 171 Habite-se e 175 certidões de uso de solo.
Atualmente, a Emurb tem uma bem estruturada capacidade operacional. Além das equipes de trabalhadores prestando serviços de recapeamento asfáltico, tapa-buraco, urbanização de praças e construção e reforma de prédios públicos, a empresa possui uma Usina de Asfalto que, no mês de setembro de 2005, bateu recorde histórico na sua produção, e uma fábrica de pré-moldados que garante agilidade e qualidade nos serviços de manutenção executados na capital.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Histórico da Emurb – Fotos: Abmael Eduardo