[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O cuidado da Prefeitura de Aracaju com a beleza dos canteiros e praças da cidade não diminui durante o Inverno. A pesar das constantes chuvas que fazem a irrigação natural das plantas nesse período, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) mantém um trabalho de irrigação artificial que funciona como complemento para a manutenção do projeto paisagístico.

A redução no gasto de água com irrigação tem uma grande diminuição, cerca de 60 a 70 % a partir do final do mês de maio, mas isso não significa que o trabalho seja interrompido, segundo informou o assessor de imprensa Helber Andrade. “No inverno a irrigação acontece como complemento. Por exemplo, quando há dias seguidos de sol, o técnico agrícola faz o monitoramento da necessidade de água para as plantas”, informou, lembrando que essa época do ano é ideal para o plantio de novas mudas.

Para executar esse serviço, a empresa disponibiliza caminhões pipa alugados, que realizam a irrigação dos canteiros das avenidas. Mas são principalmente os poços artesianos existentes na maioria das praças de Aracaju, que garantem a realização desse serviço. A exemplo das praças da Bandeira, Tobias Barreto, Olímpio Campos, Minervino Fontes, Calçadão da 13 de Julho entre outras, há cerca de 30 áreas com autonomia de água adequada para irrigação.

Segundo Andrade, a maioria desses poços foram perfurados nos últimos cinco anos, como uma alternativa para atender uma necessidade de preservação dos recursos financeiros da Emsurb gastos com os aluguéis de caminhões. “Essa medida permite uma melhoria da qualidade do projeto paisagístico da cidade, pois há água sempre à disposição para fazer as irrigações”, contou.

A manutenção desses poços, que são acionados por bombas motorizadas, é garantida por um bombeiro hidráulico e um eletricista. A partir da Primavera, quando há uma redução da quantidade de chuvas e o clima começa a esquentar, o trabalho de irrigação das praças e canteiros através dos carros-pipa é intensificado e a demanda de utilização dos poços também aumenta.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.