Quase 73 mil atendimentos odontológicos foram realizados pelo município no primeiro semestre
Somente nas 45 USF existentes na capital foram contabilizados 65.296 atendimentos, somados aos 7,694 da rede especializada. Desse total, 25.651 pessoas tiveram acesso à primeira consulta odontológica e outras 5.886 concluíram seu tratamento. Para complementar esse trabalho, 1.213 visitas domiciliares foram executadas dentro do programa, que realiza também atendimentos de DST/Aids e para crianças portadoras de necessidades especiais.
Foram realizados ainda 39.363 procedimentos coletivos que incluem, entre outras coisas, atendimentos fora da unidade de saúde, palestras, aplicações de flúor e escovação nas escolas, todas essas medidas visando a educação e as atividades preventivas junto a comunidade. Segundo a coordenadora de Saúde Bucal da SMS, Yanne Pinheiro de Araújo, esses dados são contabilizados a cada final de mês.
“Isso é importante para que haja um acompanhamento do que está sendo feito na rede. Cada procedimento que o dentista realiza é registrado através do cartão do paciente no Terminal de Atendimento de Saúde (TAS); depois disso a coordenação organiza os números em tabelas, que são enviadas para as quatro regiões de saúde de Aracaju”, informou a coordenadora.
Para dar conta dessa demanda, o município disponibiliza 53 dentistas e igual número de auxiliares de Consultório Dentário (ACD) nas unidades de saúde, além de 22 dentistas especialistas (entre endodontistas, periodontistas, cirurgiões bucomaxilofaciais, radiologistas, odontopediatras). Há ainda os dentistas que atendem com carga horária de 15, 20 e 30 horas nas unidades de saúde.
Outro servido odontológico disponibilizado pela Prefeitura, e que acontece desde o mês de maio, é o Plantão realizado no Hospital de Pronto Socorro Nestor Piva. Diariamente os atendimentos acontecem das 19 às 7 horas da manhã e nos finais de semana e feriados o serviço acontece 24 horas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Quase 73 mil atendimentos odontológicos foram realizados pelo município no primeiro semestre – Fotos: Wellington Barreto