Núcleo de Educação Permanente do Samu 192 – Aracaju é modelo para o país
O convite para participar do Congresso veio como reconhecimento pelo trabalho que o Samu 192 – Aracaju vem desenvolvendo no município, tanto no âmbito do socorro pré-hospitalar, quanto nas atividades realizadas pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP). De acordo com o coordenador do NEP, o médico Fábio Alves, a equipe de Aracaju foi convidada pelo Ministério da Saúde 15 dias antes do evento para tratar de algumas pautas que seriam discutidas durante o Congresso. Fábio Alves foi convidado para apresentar em oficina a experiência pioneira do Samu aracajuano, no que se refere à educação permanente, para representantes de outros 91 Samu´s de todo país. “Felizmente o Núcleo de Educação em Urgência do Ministério da Saúde adotou a nossa proposta pedagógica e criou uma cartilha para implantação do NEP em todos os Samu´s do país. Inclusive a nossa sigla também foi adotada”, destaca Fábio Alves.
De acordo com ele, atualmente as atividades do NEP são imprescindíveis à atuação do Samu em Aracaju. São ações que vão desde a capacitação de todos os profissionais que compõem o serviço, do médico ao condutor do veículo, passando por aulas teóricas semanais, treinamentos práticos, exercícios simulados e o núcleo de estágio, que agora já se encontra em sua 8ª turma. “Hoje em qualquer ação do Samu nós somos convidados para participar e discutir”, ressalta Fábio, lembrando que o NEP também participa de campanhas importantes, como a promovida em parceria com o Ministério Público e Secretarias Estadual e Municipal de Educação contra os altos números de trotes que o serviço vem recebendo, e de grandes eventos que acontecem na cidade, como o Forró Caju e o Pré-Caju.
Outra importante atuação do NEP em Aracaju concerne à produção científica. Durante esses quatro anos foram cerca de 25 trabalhos científicos, sob a orientação de Fábio Alves, apresentados pelo Brasil e em alguns países como Peru e Israel, além de mais cinco manografias defendidas na conclusão de curso de estagiários do Samu. Destes, dois foram premiados como ´melhor trabalho científico´.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Núcleo de Educação Permanente do Samu 192 Aracaju é modelo para o país – Fotos: Ascom/SMS