Samu 192 – Aracaju é referência Nacional em salvar vidas
É o que explica o coordenador do Samu 192 – Aracaju, Márcio Barretto. De acordo com Márcio Barretto, um serviço bem estruturado em suporte avançado de vida, como o Samu aracajuano, consegue reduzir em 30% os casos que resultariam em morte ou em seqüelas graves. Especializado em socorros imediatos, que segundo o coordenador pode variar de 2 a 18 minutos em virtude de acessos difíceis à malha viária do nosso município, o Samu aracajuano se adequou aos problemas que a população aracajuana enfrentava, conseguiu a credibilidade e hoje serve de referência para todo país.
“Nós soubemos enxergar os nossos problemas e adequar o serviço a eles, daí que vem dando certo. O Samu não pode ser um modelo engessado, para dá certo ele deve se adequar à realidade do local onde atua”, avalia Márcio Barretto. De acordo com ele, quando surgiu a idéia de implantar o Samu em Aracaju a equipe estudou vários modelos e experiências bem sucedidas no Brasil e no mundo, porém sem nunca perder de vista os problemas que município enfrentava.
O serviço social do Samu 192 – Aracaju também se tornou referência nacional. Nesses quatro anos de operacionalização, o serviço social do Samu realizou um total de 64.500 atendimentos, incluindo atendimentos de hemodiálise, fisioterapia, quimioterapia, altas hospitalares e agendamento de pacientes debilitados e idosos do município de Aracaju. Atualmente o serviço disponibiliza uma frota de seis veículos só para assistência social, sendo três do tipo Kombi e mais três ambulâncias.
As campanhas educativas realizadas pelo Samu aracajuano também ajudaram a melhorar a qualidade de vida da população. Através de parcerias importantes com outras instituições como a SMTT, Detran, Guarda Municipal, Petrobrás e Infraero, entre outras, o Samu 192 – Aracaju vem discutindo e buscando soluções para os principais problemas de Aracaju no âmbito pré-hospitalar.
“Através das discussões nós solicitamos, por exemplo, que a SMTT reordenasse alguns trechos do trânsito pelo alto número de acidentes que acontecia na cidade, além da melhoria de toda extensão da rodovia através de iluminação, ciclovias e sinalizadores”, explica Márcio Barretto, ao lembrar que o órgão é hoje um grande parceiro do Samu.
Atualmente algo em torno de 80% dos Samu’s de todo país utilizam os protocolos e o modelo de Núcleo de Educação Permanente do Samu aracajuano. A metodologia aqui usada tem servido também de referência para todo país sendo, inclusive, implantada pelo Núcleo de Educação em Urgência do Ministério da Saúde. Além disso, nesses quatro anos o Samu apresentou 25 trabalhos científicos pelo Brasil e em alguns países como Peru e Israel. Destes, dois foram premiados como ´melhor trabalho científico´.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Samu 192 Aracaju é referência Nacional em salvar vidas – Fotos: Ascom/SMS