[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju sempre esteve à frente das questões do Meio Ambiente na cidade. Preservar, cuidar e fiscalizar são algumas das ações desenvolvidas pela Vigilância de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Desde 2004, além de várias ações que estão sendo desenvolvidas nessa área, três projetos em Saúde Ambiental estão sendo executados na capital: VigiÁgua, VigiAr, VigiSolo.

A equipe do projeto VigiÁgua retira uma amostra da água todos os dias em pontos estratégicos de grande concentração da população na cidade, para análise e controle dos parâmetros que a Companhia de Saneamento e Água faz em Aracaju e repassa para a Vigilância de Saúde Ambiental.

“O VigiÁgua também faz a inspeção nas estações de tratamento de água e esgotos que ficam situadas na cidade, verificando tanto a água bruta quanto a água que é tratada. As amostras são retiradas e repassadas para o laboratório de referência em saúde pública do Estado, o Instituto Parreiras Horta (IPH)”, explica a coordenadora do VigiÁgua, Rosiana Marques de Lisboa.

A coordenadora informa ainda que todos os dados analisados, além de serem repassados para o Sistema Nacional de Informação em Saúde Ambiental (SisÁgua), repassa também os dados analisados e comparados para as clínicas de diálises da cidade e para o Sindicato dos Dentistas (Sindiodonto), informando a quantidade de Flúor. “Nós ainda trabalhamos com uma solução alternativa para os bairros onde a rede de água não passa e as pessoas utilizam os poços”, acrescenta.

A gerente de Meio Ambiente de Aracaju e assessora de Informação, Educação e Comunicação da Vigilância Sanitária, Lígia Maria Vieira, fala que a equipe do VigiSolo está fazendo todo um mapeamento de risco do solo em Aracaju. “O VigiSolo está trabalhando agora na área do conjunto Orlando Dantas, analisando as questões de riscos sanitários por causa do esgoto que é liberado para o rio, por lá”, informa ela, acrescentando que o trabalho é estendido para todos os bairros.

“O VigeAr tem feito um trabalho em parceria com a Adema, por causa dos nossos equipamentos que ainda não chegaram, mas está sendo muito significativa essa ação conjunta. A nossa equipe faz a fiscalização nas indústrias e fábricas, verificando as licenças ambientais e atende as denúncias, encaminhando os relatórios para a Adema”, ressalta Lígia Maria.

A Vigilância em Saúde Ambiental do município trabalha com uma demanda espontânea e uma demanda programada, atuando com as equipes dos três projetos diariamente pelos bairros de Aracaju. Para fazer denúncias contra agressões ao Meio Ambiente entre em contato através do telefone (79) 2106-9766.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.