[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A tranqüilidade continua sendo uma das principais marcas de uma das maiores festas juninas do país: o Forró Caju. Durante esses três primeiros dias de festa a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192- Aracaju) não teve muito trabalho e registrou poucos atendimentos. A maioria deles clínicos, causados pelo consumo excessivo de álcool.

Conforme explica a enfermeira Sineide Maia, os poucos casos que necessitam de assistência médica estão sendo tratados no posto avançado, montado no próprio local. Ela explica que no dia de maior movimento, sábado, apenas 19 atendimentos foram registrados, a maioria deles por alcoolismo.

As equipes das unidades móveis também estão trabalhando com tranqüilidade. Desde a primeira noite do evento, as unidades de plantão realizaram apenas duas remoções, sendo uma por suspeita de infarto. “Nós a encaminhamos para a unidade cardiológica do hospital Cirurgia”, informa a enfermeira.

Estruturado com um mini-hospital com central de estabilização e mais três unidades móveis, sendo uma de suporte avançado (UTI móvel), o Samu está estruturado para atuar durante os 14 dias de festa, através de 33 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, coordenadores e condutores de veículos.

O mini-hospital, montado no local da festa, é composto de sala de procedimentos simples, unidade de estabilização e imobilização da vítima, sala de repouso, almoxarifado, farmácia e sala de procedimentos invasivos. Para garantir ainda mais a tranqüilidade, a Prefeitura de Aracaju também está disponibilizando o apoio técnico das equipes que integram as unidades de urgência e emergência da rede municipal de saúde.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.