[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Mesmo com a época de chuvas, os cursos oferecidos pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Fundação Municipal de Trabalho (Fundat), não deixam de ser executados. Na tarde dessa terça-feira, por exemplo, os idosos do bairro Santa Maria continuaram suas atividades no curso de desenho e pintura.

O trabalho acontece até 24 de julho, por meio do Projeto Técnico Social, desenvolvido pela Fundat. De acordo com a técnica social responsável por esse trabalho, Jacqueline dos Santos Menezes, o desempenho dos idosos é maior que o esperado. “Mesmo com pouca coordenação motora, eles desenvolvem suas atividades muito bem”, afirma Jacqueline.

Segundo o professor Elias Santos, a oficina possibilita o contato com a arte, objetivando a liberdade do fazer artístico, sem intenção necessária de torná-los artistas. “Cada um tem um talento natural, seja na pintura abstrata ou em desenhos que retratam o cotidiano deles. Todos estão bastante motivados com o trabalho que estão praticando e a satisfação está em cada sorriso, quando eles chegam aqui no prédio”, comenta.

Ele ressalta ainda que, ao final do curso de 120 horas de duração, que acontece diariamente das 14 às 16 horas, será feita uma exposição do produto final desse projeto. “Será mostrada a criatividade de cada um, através do imaginário. Hoje eles estão aprendendo as noções sobre cores, suas misturas e definição de cores quentes e frias; logo após eles começam a parte prática, que é realizada diariamente, aliada a teoria”, explica.

Para o aposentado Raimundo Batista de Santana, 70, essa é uma ótima oportunidade para ocupar o tempo livre com atividades educativas. “Antes eu ficava em casa sem ter o que fazer; agora venho desenhar e pintar, além de conhecer outras pessoas da minha idade”, diz entusiasmado.

Segundo sua colega de turma, Benedita Maria de Santana, 60, o que não pode ser feito através das letras, pode ser traduzido por seus desenhos. “Não aprendi a ler nem escrever, agora sei desenhar e pintar. E não pára por aqui, além de fazer arte, ainda converso com minhas amigas do bairro e aprendo novas coisas. Agora minha vontade é não sair mais desse curso, é uma pena que tem início e fim”, explica Benedita.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.