[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O acompanhamento aos pacientes diabéticos vem se consolidando a cada dia no município de Aracaju. Com uma reestruturação do serviço, que agora é ofertado no Centro de Especialidades Médicas (Cemar – Siqueira Campos), a Prefeitura de Aracaju aumentou o número de profissionais para atuarem na área e reordenou o seu fluxo de funcionamento. Agora os usuários diabéticos contam, em um único Centro, com um atendimento integral e a atuação de um quadro médico robusto e interdisciplinar.

Conforme os dados de acompanhamento mensal do Programa Saúde do Adulto, algo em torno de 30 mil diabéticos são assistidos pela saúde municipal em Aracaju. A grande maioria dos casos é tratada nas Unidades de Saúde da Família (USF), sendo encaminhados para o Cemar apenas os casos mais crônicos em que a doença se manifesta, necessitando, portanto, da intervenção de um especialista.

No Cemar Siqueira Campos a população conta com um serviço integral, onde o cuidado ao usuário está garantido por uma equipe interdisciplinar, composta por seis médicos endocrinologistas, um diabetólogo, além de enfermeiros, auxiliares de enfermagem e mais um nutricionista por turno. Cerca de 90 usuários são atendidos diariamente na ala de diabetes. No ambulatório de feridas, uma outra equipe composta por enfermeiros e um cirurgião vascular, cuidam dos casos referentes a úlceras e ao pé-diabético, que já são previamente encaminhados pelas unidades básicas.

De acordo com o médico endocrinologista Wellington Oliveira, a integralidade é um dos pontos fundamentais para o melhoramento do serviço. Ele explica que a diabetes, quando em seu estágio mais avançado, requer um acompanhamento mais supervisionado, merecendo, inclusive, intervenções de outros especialistas, como nutricionistas, cardiologistas e cirurgiões, por exemplo.

“Em relação à forma como era prestado o serviço antes posso dizer que melhorou bastante em todos os quesitos, principalmente com o aumento das equipes médicas, aumento da cobertura e melhoramento da estrutura física”, explica Wellington Oliveira.

Outro destaque está no melhoramento ao acesso dos serviços. Agora o usuário não precisa mais fazer aquelas peregrinações, de médico em médico e de clínica em clínica, para realizar seus exames ou se consultar com algum especialista. No Cemar ele conta com a atuação de uma equipe composta por mais de 300 especialistas de diversas áreas.

Programa Saúde do Adulto

Através das ações do Programa Saúde do Adulto a SMS vem desenvolvendo formas de acompanhar e prevenir os pacientes dessas doenças, diminuindo inclusive seus riscos. O público alvo do programa constitui-se de pacientes idosos, maiores de 60 anos, e pessoas que apresentam fatores de risco para problemas como obesidade, tabagismo, sedentarismo, dislipidemia (taxas de colesterol e triglicérides aumentados no sangue), entre outros. Essas pessoas, ao procurarem a unidade de saúde mais próxima de casa, são cadastradas e incluídas num rol de ofertas que variam desde a consulta médica, passando por atividades coletivas nas Academias da Cidade, exames e consultas de média e alta complexidade indicados pelo médico assistente, além do fornecimento gratuito de todos os medicamentos do protocolo de atenção a esses grupos.

Em Aracaju, as Unidades de Saúde da Família (USF) Lauro Dantas, localizada no bairro São Conrado; USF Francisco Fonseca, na Palestina; e a USF Cândida Alves, no bairro Santo Antônio são as unidades com maior concentração de diabéticos e hipertensos cadastrados e acompanhados pela SMS.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.