Escolas municipais vão contar com unidades de Laboratório Didático Móvel
O outro laboratório ficará à disposição das demais escolas no Centro de Aperfeiçoamento e Recursos Humanos (Cemarh), no bairro Siqueira Campos. Segundo a coordenadora de projetos educacionais da Semed, professora Fátima Maynard, trata-se de um projeto piloto no município. “A EMEF Santa Rita já possuía um projeto de implantação de um laboratório de Ciências e o JK, por possuir o maior número de alunos matriculados da 5ª a 8ª séries, serão as primeiras escolas contempladas”, informou, ressaltando a escolha das escolas.
Os laboratórios já estão na Secretaria, porém só poderão ser desencaixotados por um técnico que virá especialmente para a instalação e para a orientação dos professores, que farão uso do novo recurso. No primeiro momento, 12 pessoas – entre professores e coordenadores -, participarão de uma capacitação nos dias 20 e 21, com carga horária de 16 horas. Depois disso, os estudantes já poderão executar as suas primeiras experiências na nova ferramenta didática, que fará parte da rotina diária dessas escolas.
Para a diretora de ensino Rosângela Cruz, a importância fundamental do projeto é dar às escolas recursos de um laboratório convencional de maneira prática, que vai proporcionar um aprendizado mais consistente para o estudante. “Além da teoria, eles também poderão vivenciar na prática, como por exemplo, a questão dos reagentes químicos e, dessa forma, terão um melhor conhecimento da matéria”, disse.
Características do LDM
A instalação de cada um dos LDMs é imediata, pois se trata de gabinetes monoblocos sustentados por rodízios e com corrimão lateral para facilitar a locomoção. No interior existem prateleiras que alojam os materiais e acessórios de um laboratório convencional. Possuem custo de operação reduzido, manuais de prática e apoio didático e não necessitam de uma sala exclusiva, podendo ser utilizados em locais abertos.
Também são autônomos em água e energia elétrica, equipados com ar comprimido e um conjunto de materiais que possibilitam práticas experimentais para atender às aulas de ciências da natureza, química, física e biologia. Possui ainda painel eletrônico e, devido à sua flexibilidade e mobilidade, permite que sejam utilizados simultaneamente por várias turmas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Escolas municipais vão contar com unidades de Laboratório Didático Móvel – Fotos: Wellington Barreto