[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]No próximo dia 19, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) fará a entrega oficial e a instalação de três unidades de Laboratório Didático Móvel (LDM), que foram adquiridos para dinamizar as aulas práticas de Ciências para estudantes da rede municipal de ensino. As Escolas Municipais de Educação Fundamental EMEF´s Santa Rita de Cássia do bairro América e Juscelino Kubitschek, no bairro Coroa do Meio, serão as primeiras beneficiadas.

O outro laboratório ficará à disposição das demais escolas no Centro de Aperfeiçoamento e Recursos Humanos (Cemarh), no bairro Siqueira Campos. Segundo a coordenadora de projetos educacionais da Semed, professora Fátima Maynard, trata-se de um projeto piloto no município. “A EMEF Santa Rita já possuía um projeto de implantação de um laboratório de Ciências e o JK, por possuir o maior número de alunos matriculados da 5ª a 8ª séries, serão as primeiras escolas contempladas”, informou, ressaltando a escolha das escolas.

Os laboratórios já estão na Secretaria, porém só poderão ser desencaixotados por um técnico que virá especialmente para a instalação e para a orientação dos professores, que farão uso do novo recurso. No primeiro momento, 12 pessoas – entre professores e coordenadores -, participarão de uma capacitação nos dias 20 e 21, com carga horária de 16 horas. Depois disso, os estudantes já poderão executar as suas primeiras experiências na nova ferramenta didática, que fará parte da rotina diária dessas escolas.

Para a diretora de ensino Rosângela Cruz, a importância fundamental do projeto é dar às escolas recursos de um laboratório convencional de maneira prática, que vai proporcionar um aprendizado mais consistente para o estudante. “Além da teoria, eles também poderão vivenciar na prática, como por exemplo, a questão dos reagentes químicos e, dessa forma, terão um melhor conhecimento da matéria”, disse.

Características do LDM

A instalação de cada um dos LDMs é imediata, pois se trata de gabinetes monoblocos sustentados por rodízios e com corrimão lateral para facilitar a locomoção. No interior existem prateleiras que alojam os materiais e acessórios de um laboratório convencional. Possuem custo de operação reduzido, manuais de prática e apoio didático e não necessitam de uma sala exclusiva, podendo ser utilizados em locais abertos.

Também são autônomos em água e energia elétrica, equipados com ar comprimido e um conjunto de materiais que possibilitam práticas experimentais para atender às aulas de ciências da natureza, química, física e biologia. Possui ainda painel eletrônico e, devido à sua flexibilidade e mobilidade, permite que sejam utilizados simultaneamente por várias turmas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.