Saúde Municipal realizou aproximadamente 11 mil atendimentos odontológicos em maio
As Unidades de Saúde da Família (USF), além de realizar consultas agendadas previamente, oferecem atendimento diário de urgências odontológicas. O usuário que chegar em qualquer unidade de saúde na capital, necessitando de atendimento urgente, será acolhido. Só em maio, foram registrados 1.184 atendimentos de urgência.
Para pacientes com necessidades especiais, com lesões na boca e crianças menores de três anos, a SMS também disponibiliza atenção especializada no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado no conjunto Augusto Franco e no Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (Cemca).
O programa disponibiliza ainda tratamento especializado como a endodontia (canal), periodontia e cirurgia bucomaxilofacial. Foram concluídos 269 atendimentos a pacientes que possuem esse diagnóstico.
Outra importante diretriz do programa de Saúde Bucal são as visitas domiciliares e procedimentos coletivos, que compreendem as atividades de educação e prevenção realizadas junto às comunidades, como a aplicação de flúor e escovação supervisionada. No mês passado, mais de nove mil pessoas foram assistidas.
Periodontia
A doença periodontal é a conseqüência da má higienização dos tecidos bucais, ou seja, a incorreta escovação e a não utilização do fio dental. A falta dos procedimentos de limpeza acarretam no acúmulo da placa bacteriana sobre a superfície dental, que acaba produzindo toxinas e ácidos agressores do tecido gengival.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Saúde Municipal realizou aproximadamente 11 mil atendimentos odontológicos em maio – Fotos:Ascom/SMS