Projeto Jovem Aprendiz capacita estagiários para o mercado de trabalho
A qualificação dos estagiários que participam do Projeto ocorre através das ações desenvolvidas nas próprias Secretarias da PMA. Jovens anteriormente sem perspectiva de trabalho encontram no Jovem Aprendiz uma nova oportunidade de trabalho. Firmada parceria com Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e a Prefeitura de Aracaju, os estagiários desenvolvem, durante 4 horas diárias, atividades relacionadas com informática, entrega e arquivamento de documentos, recepção e atendimento ao público.
Além disso, os adolescentes recebem treinamento uma vez por mês pelo CIEE com palestras e dinâmica de grupo, e ao final de cada mês são avaliados pela Semasc, que acompanha seu desempenho escolar e profissional. A família dos jovens também é integrada ao Projeto, participando de oficina realizada pela Ação Social uma vez por mês.
A qualificação por meio de cursos profissionalizantes é outra forma adotada pela Semasc para treinar os estagiários. Durante um ano e meio, 16 jovens participaram do curso de assistente administrativo industrial, no Senai. Recentemente, outro grupo com 25 estagiários recebeu, através de técnicas específicas desenvolvidas durante um ano, treinamento para serem educadores sociais de teatro, dança e música.
De acordo com a gerente do projeto Jovem Aprendiz, Valéria Feitosa Andrade, muitos jovens saem do Programa com emprego garantido em órgãos públicos ou são encaminhados através do CIEE para outras empresas. “Em 2005, 20 jovens do Projeto foram inseridos no mercado de trabalho. Temos adolescentes trabalhando no Shopping Jardins, na Faculdade Fase, em empresas de vigilância, na Secretaria da Saúde e na SMTT. O projeto se preocupa em assegurar no futuro um emprego para os estagiários, mas com qualificação”, informa a gerente.
Em geral, os adolescentes que participam do Jovem Aprendiz são provenientes de outros programas desenvolvidos pela PMA, como o Programa de Erradicação Infantil (Peti), o Criança Cidadão, entre outros. Eles recebem mensalmente a quantia de R$ 163,80 que aumenta a renda familiar, além de estimular o senso de responsabilidade e disciplina. Esses jovens permanecem no projeto até um mês antes de completarem 18 anos.
Gésio Rodrigo Jesus Santos, estagiário da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Prefeitura de Aracaju, soube das inscrições através de uma amiga de sua mãe. Segundo ele, desde que entrou no Projeto, em dezembro de 2005, tem aprendido muito. “Vou ao banco, recebo e entrego documentos, me comunico com diversas pessoas e tenho diferentes atividades. Estou gostando muito”, comenta o estagiário.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Projeto Jovem Aprendiz capacita estagiários para o mercado de trabalho – Fotos: Wellington Barreto