[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Projeto de Inclusão Produtiva, executado em Aracaju pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), foi idealizado como parte das ações complementares para atender famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, que tem proporcionado capacitação profissional com foco no empreendedorismo. A partir destas ações complementares, a Semasc já formou três grupos de produção, que incluem famílias que já começaram a trabalhar com independência e autonomia na perspectiva de emancipá-las a partir de mecanismos que já vêm garantindo renda própria aos beneficiados.

No ano passado, o Projeto atendeu a 1.944 pessoas, proporcionando alternativa de independência a 480 famílias inclusas no programa. Por meio do Projeto de Inclusão Produtiva, a Semasc realiza cursos que proporcionam geração de renda para as famílias que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social e são atendidas pelo Programa Bolsa Família no município de Aracaju.

O Projeto de Inclusão Produtiva tem motivado independência econômica às famílias, tendo como meta incentivar os participantes a formar grupos de produção e comercialização de seus produtos e, consequentemente, o aumento da renda familiar dos beneficiados. “O Programa Bolsa Família não pára no dinheiro que estas famílias recebem, mas sim no desenvolvimento dessas famílias para que elas se tornem auto-suficientes”, explica a gerente do Programa, Luzia Nacimento. “Conforme suas habilidades, elas são chamadas para trabalhar até em empresas privadas interessadas na contratação deste tipo de mão de obra”, destaca Luzia.

No total, o Projeto de Inclusão Produtiva oferece seis tipos de cursos profissionalizantes, disponibilizados anualmente, que se dividem nas áreas de higiene e beleza, bijuteria, informática, artesanato, produção de alimentos e confecção de roupas. As oficinas acontecem nos Centros de Referência da Assistência Social instalados nos bairros de Aracaju e têm duração de quatro meses, com 25 alunos matriculados em cada turma.

Nestas oficinas, os alunos recebem aulas teóricas, que envolvem conhecimentos sobre relações humanas e específicos de acordo com o curso escolhido, e também aulas práticas divididas em três módulos. No primeiro módulo as aulas são voltadas para as relações humanas, no segundo, os alunos obtêm conhecimentos específicos de cada área e o último compreende a parte de gestão.

A partir da próxima segunda-feira, dia 29, será iniciado mais um curso no Centro de Referencia de Assistência à Criança, ao Adolescente e à Família Professor Gonçalo Rolemberg Leite, localizado na rua Alagoas, no bairro José Conrado de Araújo: o de Higiene e Beleza. Nesta sexta-feira, dia 26, acontece o encerramento de um destes cursos profissionalizantes: de Produção de Alimentos, cujas aulas estão sendo ministradas no Centro de Referência da Assistência Social Antonio Valença Rollemberg, localizado no Conjunto Augusto Franco. A solenidade de encerramento ocorre a partir das 15 horas, quando os participantes receberão os Certificados de Conclusão de Curso.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.