População aprova organização do trânsito em Aracaju
Segundo o superintendente Bosco Mendonça, diferentemente do que vem sendo divulgado na imprensa, os dados relativos à arrecadação com multas não correspondem à realidade. Primeiro porque o dinheiro é rateado entre vários órgãos, como o Detran, o Denatran, o Fundo Nacional de Segurança Pública e outros. Além disso, até o momento não foi registrado o número de autuações deste ano, justamente porque entre a data do registro e a autuação pode-se levar cerca de três meses, que é o prazo para que o cidadão recorra da multa.
O superintendente Bosco Mendonça deixa claro que registro não é multa e que o total apurado e mostrado nos veículos de comunicação não é o da SMTT, pois o registro ainda passa por uma depuração. “Após registrada a infração, o cidadão é notificado, mas não multado. Ele terá um prazo de três meses para contestar a infração. Portanto, o número de registros não é o mesmo do número de multas. A partir de uma justificativa plausível e comprovada, como situações de emergência, perigo e roubo, a SMTT não emite a multa, como também para o cidadão que tenha o carro clonado, o que é bem comum hoje em dia”, explicou Bosco.
Em 2005, num total de 281.694 veículos do Estado de Sergipe – dentre estes, 151.918 são veículos da capital -, apenas 43.259 foram autuados, sendo que muitos deles são de outros Estados. Dos autuados, 26.559 são cidadãos que foram multados somente uma vez. Ou seja, cerca de 15% do total de veículos são autuados, e 80% das autuações correspondem a uma multa para cada condutor. “A minoria é que é reincidente. A população apóia maciçamente as medidas de trânsito, principalmente os pesquisados para a amostra, como motoristas de ônibus, taxistas e donos de carros particulares”, comentou o superintendente.
O objetivo da sinalização eletrônica (fotosensor, radar e lombada eletrônica) é regular o trânsito, disciplinar os limites de velocidade permitidos nas ruas de acordo com o movimento e a necessidade da via, também por conta do número de acidentes. Dados mostram que a sinalização tem surtido efeito na capital. A prova é que houve uma redução de 42% no número de vítimas fatais no trânsito, comparando o ano de 2004 com 2005.
O número de acidentes no trânsito também sofreu redução. Em uma amostra de dez mil veículos, foi reduzido de 6.083 para 5.639 o número de acidentes de 2004 para 2005, mesmo a frota tendo crescido. Também de 2004 para 2005 houve redução do número de vítimas de acidentes, passando de 4.437 para 3.794. Tudo isso é resultado das ações empregadas pela SMTT nos últimos anos, com o objetivo de diminuir os problemas no trânsito de Aracaju.
Todo o dinheiro arrecadado com multas é destinado para gastos com a engenharia e educação no trânsito, além de reforço e manutenção da sinalização. Bosco Mendonça lembra que a SMTT investe na formação de novos condutores e na reciclagem deles através de parcerias com empresas e palestras em universidades. “Além disso, recebemos a visita de crianças e adolescentes regularmente, por meio da Escolinha de Trânsito da SMTT, onde passam a ter noções de como circular no trânsito”, afirmou o superintendente, explicando que os jovens acabam participando de jogos educativos e de atividades de defensoria de trânsito através de dinâmicas práticas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- População aprova organização do trânsito em Aracaju – Foto: Wellington Barreto