[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O secretário chefe de Gabinete do prefeito Edvaldo Nogueira, Bosco Rolemberg, participou na noite de ontem, segunda-feira, das comemorações do 38º aniversário da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Durante a solenidade, realizada no auditório da Reitoria, o Prof. Dr. Marco Antônio Bardieri foi condecorado com o título de Doutor Honoris Causa da universidade sergipana; o Prof. Antônio Carlos Mangueira Viana com a Medalha de Mérito Cultural, e nove ex-professores da casa com o título de Professor Emérito. A Fundação Oviêdo Teixeira e a funcionária da UFS, Rosemeire Silveira Menezes, foram homenageados com placas.

“Juntamente com a chegada da Petrobras, a instalação da UFS foi um dos fatores mais significativos para o desenvolvimento da economia no Estado. O conjunto de fatores que inclui a experimentação científica, a pesquisa e a extensão faz da UFS um centro efervescente na luta de idéias que formou e forma até hoje gestores, pesquisadores e profissionais que dão a base fundamental para que Sergipe cresça. A UFS é uma de nossas grandes fomentadoras do desenvolvimento”, avaliou Bosco Rolemberg.

Dois momentos foram cruciais nas relações entre a Prefeitura de Aracaju e a UFS desde a administração do ex-prefeito Marcelo Déda até a atual gestão do prefeito Edvaldo Nogueira: o suporte dado ao Hospital Universitário (HU) pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e a interferência decisiva de Déda junto ao Governo Federal para incluir Sergipe no rol dos Estados que receberiam a expansão universitária para cidades do interior. Além disso, a UFS tem alguns de seus melhores profissionais incorporados à equipe da Prefeitura de Aracaju, a exemplo da secretária municipal de Planejamento, Lúcia Falcón.

O reitor da UFS, Prof. Dr. Josué Modesto dos Passos Subrinho, destacou os avanços obtidos pela Universidade nos últimos anos. “A primeira etapa da nova ala do Hospital Universitário está em construção e até o ano que vem teremos 600 membros no nosso corpo docente, dos quais 300 pelo menos com doutorado”, disse.

Com a construção do Campus Avançado de Itabaiana e a abertura de cursos à distância em 26 municípios no interior do Estado, em 2007 a UFS, cuja cidade universitária leva o nome do ex-prefeito Aloísio de Campos (também homenageado no novo Centro Administrativo da Prefeitura de Aracaju), oferecerá cinco mil vagas em 24 cursos. A deputada estadual Ana Lúcia, o vice-reitor da UFS, Ângelo Antonielli, os membros do Conselho Superior da UFS e outras autoridades participaram do evento.

Confira os homenageados com o título de Professor Emérito:

– Raimundo Nonato Vieira de Araújo
– João Bosco Nery de Moraes
– Hyder Bezerra Gurgel
– Lídia Mesquita Salviano
– Gonçalo Ferreira Melo
– José Amado Nascimento
– Maria da Glória Santana de Almeida
– Maria da Glória Costa Monteiro
– Zulmira Freire Rezende[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.