[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Para comemorar o Dia do Assistente Social e os 70 anos do Serviço Social no Brasil, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) está participando ativamente das atividades que estão sendo realizadas pelo Conselho Regional de Serviço Social. Para marcar a data, o Conselho promove uma vasta programação, que inclui a realização de conferências e seminários dirigidos para os profissionais e estudantes da área de serviço social.

Durante todo o dia de ontem, segunda-feira, diversos profissionais da área, inclusive os profissionais da Semasc, participaram, no Instituto Luciano Barreto Júnior, de um seminário temático sobre “Redes Sócio-assistenciais e a Implantação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS”. A palestra foi ministrada por José Cruz, assessor da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que abordou diversos assuntos relacionados à Política de Assistência Social na perspectiva do SUAS, enfocando o papel da rede prestadora de serviço da Assistência Social no país.

José Cruz vê o encontro como mais uma forma de refletir sobre o grande papel do assistente social e o trabalho que vem sendo desenvolvido no país. “Eu acho que é um grande momento de debater esses temas relacionados ao SUAS nessa semana, que se comemora o Dia do Assistente Social, pois são eles os principais atores dessas políticas públicas e é importante eles debaterem esse novo modelo de gestão que está sendo implantado”, observa o assessor.

A assistente social da Semasc, Telma Maynart, está participando do evento e acha que esses encontros servem como capacitação. “O profissional está aqui se atualizando e são palestras que envolvem a atuação do profissional, principalmente no que se refere à implantação do SUAS e da Rede Sócio-assistencial. Além disso, é uma forma de valorizar o assistente social e permitir a troca de experiência entre os profissionais das diversas áreas”, afirma a assistente social.

A presidente do Conselho Regional de Serviço Social, Maria da Conceição Barbosa Cintra, também destaca a importância do evento. “Esse encontro está possibilitando aos profissionais de diversas áreas de atuação debaterem temas relevantes da nossa profissão”, diz. “Essa comemoração dos 70 anos de serviço social no Brasil é importante para buscar resgatar essa história do profissional, valorizar e dar visibilidade à profissão”, comenta.

As comemorações aos 70 anos de serviço social no Brasil e ao Dia do Assistente Social iniciaram no dia 3 de maio e prosseguem até o dia 15. Amanhã, dia 10, será realizado um seminário temático sobre “Serviço Social Sócio-jurídico”, no Instituto Luciano Barreto Júnior. No dia 15, quando ocorrerá o encerramento, será realizada uma conferência magna sobre o tema “70 anos de Serviço Social no Brasil: Construindo a história na luta por uma nova sociedade”, com atividades que acontecerão no auditório da sociedade Semear a partir das 14 horas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.