Assistência à saúde da criança é uma das prioridades na Saúde Municipal
O Programa de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da PMA tem como objetivo a identificação precoce dos desvios no crescimento e desenvolvimento e de quadros infecciosos, especialmente em crianças de zero a seis anos, com intervenção também precoce da Equipes de Saúde da Família – ESF, encaminhamento a outras redes quando necessário, e incentivo às ações intersetoriais.
Enquanto algumas clínicas suspendem o atendimento médico infantil especializado, a Prefeitura de Aracaju continua dando todo o suporte para a saúde da criança no município. É através da Rede de Saúde da Família que são promovidas a capacitação dos profissionais de saúde, a ampliação do número de equipes, e a elaboração de diretrizes para o cuidado com a criança. Atualmente são 126 Equipes de Saúde da Família (ESF), compostas por médicos, enfermeiros, auxiliares, dentistas, agentes comunitários de saúde e mais um diferencial que em nenhum outro município do país existe: a presença de assistentes sociais e pediatras compondo as equipes.
A implantação de pediatras nas Equipes de Saúde da Família (ESF) reflete o compromisso da Saúde Municipal de garantir uma referência local no cuidado da criança, dado que em Aracaju cerca de 25% da população tem até 12 anos de idade. Atualmente cerca de 26, dos 43 pediatras chamados pela lista dos aprovados no último concurso público, já estão atuando em unidades de saúde da família. Em algumas unidades como a USF Lauro Dantas, localizada no bairro Bugio, a população já conta com a atuação de três pediatras. A proposta da SMS é disponibilizar o trabalho pediátrico em todas as USF’s, respeitando critérios de necessidade.
A Rede de Urgência e Emergência é oferecida no Hospital Santa Isabel e no Pronto-Socorro Municipal Zona Sul Desembargador Fernando Franco, que possibilita atendimento em um ambiente moderno e bastante confortável para o público infantil. Com o funcionamento deste PS, a Saúde Municipal equaciona de vez os serviços de pediatria no município. Até então, procedimentos desta natureza eram resolvidos somente na urgência infantil do Hospital Santa Isabel, referência da saúde da mulher e da criança no estado, que fica localizado na zona norte da capital. Além disso, ainda existe o Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (CEMCA) dentro do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar – Siqueira Campos), que é o ponto de concentração das ações ambulatoriais especializadas.
Veja mais…
Mais programas e vacinação[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Assistência à saúde da criança é uma das prioridades na Saúde Municipal – Foto: Márcio Garcez