Prefeito prestigia outorga do título de cidadão estanciano a José Eduardo Dutra
“Este é o reconhecimento da cidade de Estância ao sindicalista que sempre lutou pela classe operária, pelos trabalhadores e pelo povo mais sofrido no movimento sindical. Ao político que, enquanto senador, sempre buscou atender os interesses de Estância colocando emendas no orçamento para realizar obras importantes no desenvolvimento da cidade; e, enquanto presidente da Petrobras, pelo fato de ter contribuído decisivamente para que o Poço de Piranema se tornasse uma realidade e trouxesse largos investimentos para Estância”, avaliou o prefeito.
Quando estiver em total atividade, o Poço de Piranema vai permitir que Sergipe produza uma quantidade de petróleo 70% superior a atual. A unidade de exploração será a primeira plataforma redonda do Brasil e estará localizada em frente à praia de Abaís, a 30 km da costa. “O poço vai ser uma grande possibilidade de desenvolvimento não só para Estância, mas para Sergipe. José Eduardo é merecedor do reconhecimento da cidade e de seu povo. Estância se sente responsável e o considera como filho por tudo que ele já fez como sindicalista, senador e presidente da Petrobras e cidadão”, acrescentou Edvaldo Nogueira.
O homenageado José Eduardo Dutra, que há 25 anos mora em Sergipe, afirmou sentir-se honrado com o título de cidadão estanciano. “Estância representa muito para a cultura sergipana e brasileira e tem um povo extremamente livre e independente. Eu sempre fui muito bem recebido por este povo e agora minha responsabilidade com ele aumentou”, frisou. “É muito bom saber que, sem falsa modéstia, se não fosse um sergipano estar à frente da Petrobras, por mais importante e economicamente que o projeto Piranema fosse, como de fato é, ele provavelmente iria para no fim da fila de prioridades dada a quantidade de projetos que há”, disse, ao agradecer a cada um dos vereadores pela honraria.
Para o vereador Artur Nascimento, que representou o proponente da homenagem, José Eduardo Dutra há muito anos honra a tradição de luta do povo operário e trabalhador brasileiro. “Este título é dado exclusivamente por mérito, para reconhecer o trabalho de um homem destemido, que sempre colocou seus mandatos em defesa das classes oprimidas desta nação e intercedeu a favor das causas coletivas”, disse o edil. “José Eduardo conquistou a vida pública representando o povo de forma honesta e competente”, complementou o também vereador Salviano Ribeiro.
O ex-prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, também participou da solenidade. “As homenagens que nos oferecem têm ainda mais valor quando não estamos à frente de nenhum cargo público, e a que José Eduardo recebe hoje vem de uma das cidades mais importantes do Estado não apenas economicamente, mas pela sua trajetória de luta e formação da classe trabalhadora de Sergipe. É a demonstração inequívoca de um povo grato e fiel à democracia e à liberdade”, falou. Segundo Ivan Leite, prefeito de Estância, as diferenças partidárias não o impediram de compactuar com a homenagem. “Como cidadão estanciano, a responsabilidade de José Eduardo para com o município cresce ainda mais”, ratificou.
Prestigiaram o evento o senador Antônio Carlos Valadares; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Carlos Pinna; o gerente de produção da Petrobras SE/AL, Eugênio Dezen; o gerente de Comunicação da empresa, Luiz Roberto; o gerente da Fafen/SE, Rosildo Silva; o ex-governador de Sergipe Albano Franco; os deputados estaduais Ana Lúcia e Fabiano Oliveira; os secretários municipais de Aracaju, Rômulo Rodrigues (Participação Popular) e Sílvio Santos (Governo); os vereadores da capital Conceição Vieira e Iran Barbosa; o presidente estadual do PT, Márcio Macêdo; o presidente do PMDB/E, Benedito Figueiredo; além de ex-prefeitos de Estância e diversas autoridades.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Prefeito prestigia outorga do título de cidadão estanciano a José Eduardo Dutra – Fotos: Márcio Garcez