[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Na noite de sexta-feira, dia 29, o secretário chefe de Gabinete, Bosco Rolemberg, representou o prefeito Edvaldo Nogueira na solenidade de lançamento da publicação “A Vida por um Três”, uma trilogia poética de autoria do escritor e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres de Britto. O evento, que integrou a I Jornada de Poesia da Prefeitura de Aracaju, coordenada pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), presta homenagem a diversos escritores sergipanos. A solenidade ocorreu no espaço Semear.

“É um orgulho para a administração municipal poder colaborar para difundir a obra deste grande intelectual e jurista sergipano que concilia, de forma brilhante, sua carreira profissional como ministro à sua produção intelectual cada vez mais profícua”, afirmou Rolemberg.

De acordo com o ministro, sua obra reflete as impressões colhidas no cotidiano, onde observa as injustiças sociais, os reflexos da política e a dinâmica da própria sociedade. “Embora busque inspiração na realidade, procuro não me prender à tristeza quando escrevo. Quero que o leitor mergulhe na temática através de textos curtos, dinâmicos e que tragam a uma reflexão”, afirmou o autor, ao descrever genericamente o conteúdo da trilogia formada pelas publicações “A Pele do Ar”, “Ópera do Silêncio” e “Varal de Borboletras”.

Participaram do evento diversas autoridades, dentre as quais os ex-governadores Seixas Dórea e Albano Franco, a deputada estadual Ana Lúcia e o vereador Iran Barbosa (PT), o secretário de Estado da Cultura, José Carlos Teixeira, além de intelectuais e personalidades do mundo político e social sergipano, todos admiradores do jurista e poeta.

O ex-governador Seixas Dórea fala com emoção sobre Carlos Britto. “Ele é a maior organização intelectual que conheci até hoje. É um homem brilhante, inteligente, honrado e um grande poeta”, comentou. Albano Franco disse se sentir muito feliz por ter tido o privilégio de ter sido colega de turma de Britto no curso de Direito. Disse também que a poesia mexe com a alma e desperta a sensibilidade e Carlos Britto faz isso com maestria.

A trilogia foi publicada pela Editora Fórum, especializada em literatura jurídica. “No meu primeiro contato com o ministro, disse a ele que eu tenho o sonho de editar sonhos. Ele disse que tinha acabado de fazer poesia e que ele era poeta. Resolvemos publicar seu livro de poesias e, hoje, percebo muito mais a importância da poesia em nossas vidas, principalmente no Direito. Certamente, virão muitas obras de poesia de juristas pela nossa editora”, disse Luís Cláudio Rodrigues, presidente-editor da Fórum. O trabalho de edição foi feito pela poeta, cineasta e jornalista Ilma Fontes, que diz que os poemas de Britto “são reveladores de um espírito iluminado, de quem ama a vida e sabe viver o momento, tirando poesia de todos os instantes”.

O presidente da Academia Sergipana de Letras, José Anderson Nascimento, considera a obra como uma consagração da linha poética de Britto. “Aqui e acolá ele centra o amor, com o lirismo do poeta, de forma contemporânea com seu texto rápido”, disse Anderson. “Carlos Britto escreve com a alma e, através das palavras do coração, diz com simplicidade a beleza da vida”, disse Henri Clay Andrade, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB-SE).

“Esta foi uma oportunidade singular de juntar grandes admiradores da arte sergipana em torno de uma grande personalidade sergipana com visibilidade nacional, que divulga Sergipe para todos os cantos do país através de sua sensibilidade. A Funcaju não organizou um simples lançamento, foi uma verdadeira homenagem de Aracaju a Carlos Britto, um sergipano que nos orgulha nacionalmente, com seu talento e sua honradez”, disse Karlene Sampaio, presidente da Funcaju.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.