Cooperativas de Costuras implantadas pela PMA aumentam a geração de emprego e renda
Todas as cooperadas foram capacitadas pela Fundat, participando de diversos treinamentos, a exemplo dos cursos de alfabetização, cooperativismo, empreendedorismo, corte e costura em geral (design em moda, modelagem em malha, peças íntimas, moda praia e outros), planejamento e controle de produção, além de palestras que elevam a auto-estima das participantes. Com as verbas doadas pela Fundação Banco do Brasil, foram adquiridas máquinas industriais para costura reta, overloque, galoneira, corte, prespontadeira, elastiqueira e cortadora de viés. As cooperativas também estão equipadas com mesas, cadeiras, estantes e computadores, impressoras, scanners e outros acessórios.
Edson Caetano, presidente da Fundat, destaca que as cooperadas estão produzindo uniformes para diversas secretarias do município, bem como para empresas privadas. “As costureiras também estão confeccionando peças para pessoas que têm armarinhos e lojas”, comenta, acrescentando que de acordo com pesquisas realizadas pelos técnicos, a produção aumentou em 80%. Edson Caetano disse que com as atividades desenvolvidas pelas cooperadas, foram gerados mais de 300 empregos indiretos. “As costureiras também solicitam trabalhos de terceiros, como sillk-screen e outros que complementam uniformes”, afirma o presidente da Fundat.
Núcleo Santa Maria
No bairro Santa Maria, a Unidade de Costura conta hoje com 24 mulheres trabalhando na produção de fardamentos escolares, fardamentos para empresas, moda verão, bonecas de pano e reciclagem. Os produtos são repassados para quatro empresas que já trabalham diretamente com a cooperativa, além dos eventuais clientes que aparecem.
Segundo Cláudia Pereira da Silva, administradora da cooperativa de costura do Santa Maria, a produção aumentou, como também a geração de renda. “Acabei de chegar da I Feira de Economia Solidária do Brasil, que aconteceu em São Paulo, e me sinto muito feliz de poder apresentar os nossos produtos. Graças a Deus a Prefeitura de Aracaju, junto com o Banco do Brasil, o Governo Federal e DRT/SE, tem nos apoiado e nos incentivado nessa jornada que só amplia a geração de emprego e renda da cooperativa”, ressalta Cláudia.
Para Eliene Ramos Silva, 46, coordenadora do núcleo de corte e costura, a cooperativa trouxe a oportunidade de mulheres desempregadas aprenderem uma profissão. “Algumas das meninas chegaram aqui e nem sabiam colocar uma linha na agulha. É muito gratificante ver todas trabalhando e desempenhando muito bem o seu papel, e o que é mais importante, nós nos sentimos valorizadas pelo nosso trabalho que já está sendo conhecido por todo Brasil”, explica a coordenadora.
Nos próximos meses uma representante da cooperativa do Santa Maria vai estar participando das Feiras de Economia Solidária que acontece em 23 Estados do Brasil.O núcleo do bairro Santa Maria está localizado na Unidade de Produção da Fundat, no bairro Santa Maria, rua B7, 46. As pessoas interessadas em contratar os serviços da cooperativa podem entrar em contato pelos telefones 3041-4207/8114-4557.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Cooperativas de Costuras implantadas pela PMA aumentam a geração de emprego e renda – Fotos: Wellington Barreto