Atividades sócio-educativas do Centro de Referência Especializado da Assistência Social iniciam em abril
Segundo a advogada e coordenadora do programa, Cristina S. Moreira, as outras duas oficinas também iniciarão suas aulas em breve. “Além do curso de informática que irá atender 20 adolescentes, também estamos assinando contrato com o estilista no dia 17 para dar início ao curso de Criação e Estilo, que já tem uma turma praticamente fechada. A oficina de música também já tem a turma composta, aguardando apenas o instrutor”, informou.
Todas as salas já estão equipadas. A de informática com 10 computadores novos; a de música com 13 instrumentos, sendo nove violões, três cavaquinhos e um teclado; sala de costura com dezenas de máquinas prontas para o uso, além de uma sala equipada com TV, som e DVD para palestras, sendo que cada sala possui banheiro próprio. O Centro também possui cozinha e copa para as refeições.
Na equipe técnica que acompanha o programa estão, além de uma advogada, um psicólogo, dois assistentes sociais, estagiários nas respectivas áreas e mais equipe administrativa. A Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), atende esse público específico dentro do Serviço de Proteção Especial.
Os adolescentes sob tutela do Poder Judiciário são encaminhados pela 17ª Vara da Infância e Juventude para o cumprimento de medidas sócio-educativas em regime meio aberto em duas modalidades: Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) e Liberdade Assistida (LA). Sendo que, o primeiro caso já vem sendo aplicado pela Semasc desde 2005 e a partir desse ano, com o programa Viver Legal, foi iniciada a LA.
“Aqui eles cumprem desde um mês até seis meses, chegando a um ano no caso de adolescentes com dois processos. O grande objetivo do programa é dar uma nova oportunidade a esses adolescentes em situação de risco porque cometeram ato infracional. Eles não gostam de ficar sem fazer nada, eles têm uma força de trabalho incrível e temos que canalizar isso para o bem”, informou a coordenadora.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Atividades sócioeducativas do Centro de Referência Especializado da Assistência Social iniciam em abril – Fotos: Sílvio Rocha