[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]No próximo dia 26, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), vai reunir órgãos e entidades comprometidas com a problemática social através do I Encontro de Catadores de Materiais Recicláveis de Aracaju, com o objetivo de proporcionar a esses trabalhadores meios e condições de organização e associativismo.

O evento será realizado durante todo o dia no Sesc/Atalaia e conta com a participação da Universidade Federal de Sergipe e Ministério Público Estadual, além de apoio de empresas parceiras da Care, como a TIM e a Petrobras. Através do fórum será também discutida a situação da categoria, as condições de saúde, o processo de reciclagem, cidadania e o dia-a-dia no trânsito da capital.

Pelas informações da Assessoria de Planejamento da Emsurb, a catação de lixo tornou-se uma prática constante para famílias que, excluídas do mundo do trabalho, buscam como única alternativa de sobrevivência recolher materiais recicláveis na rua e vendê-los aos atravessadores que ficam com o lucro. “É com o intuito de mudar essa situação de exploração que estaremos focando a união dos catadores através de associações ou cooperativas. Com o fórum, pretendemos apontar mecanismos para o associativismo e, consequentemente, uma melhor organização dessas pessoas como forma de valorizar e fortalecer o trabalho dos catadores”, explica a assessora de Planejamento da Emsurb, Célia Bastos.

A programação está assim definida:
08:00 – Entrega do material
09:00 – Abertura
09:30 – Mesa Redonda: “O catador em suas diversas dimensões: organização, meio ambiente e orientação no trânsito”
Integrantes da mesa: José Cardoso (Movimento Nacional dos Catadores), Ubiratan Santa Bárbara (Experiência da CAEC) e Nazem Nascimento (Unitrabalho) – que também vai falar sobre “A importância econômica e social da reciclagem do lixo”.
11:30 – Debate
12:15 – Almoço
13:15 – Show voz e violão com o cantor Feliciano Maranhão
14:00 – Palestra de Antônio Neto (Sebrae): “Não me trate como lixo, sou um trabalhador como você”.
15:00 – Palestra de João Bosco Ribeiro (Unit): “A importância do catador para o meio ambiente”.
16:00 – Debate
17:00 – Encerramento: Apresentação dos resultados das oficinas[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.