[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O sonho de morar num local onde a saúde pública seja de qualidade e para todos está se concretizando em Aracaju. O município vivencia uma verdadeira revolução nos serviços de saúde pública, ora incitado pela Municipalização da Saúde, assumindo a condição de gestor pleno, ora incitado por uma gestão comprometida com os resultados, através de um trabalho transparente pautado em princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS), como a equidade e a integralidade. Os reflexos das mudanças são facilmente visíveis, seja na recuperação e modernização de Unidades de Saúde da Família (USF), tornando-as unidades que se assemelham a clínicas, seja na consolidação de uma Rede Ambulatorial Especializada ampla, abrangente, moderna e interdisciplinar.

A inauguração do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar Siqueira Campos), ocorrida na noite de ontem, 20, representa um dos últimos passos para concretização deste sonho. A partir do dia três de abril, data em que o centro começará a receber seus pacientes com agenda normal, a população passará a contar, num único prédio, com serviços ofertados em 40 especialidades médicas, além de serviços de profissionais de outras especialidades como fisioterapeutas, bioquímicos, fonodiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e nutricionistas, entre outros.

“Com o funcionamento do centro vamos melhorar muito a resolutividade dos casos. Agora o usuário não precisa mais fazer aquelas peregrinações, nós estaremos disponibilizando à população, num mesmo local, tanto as consultas e procedimentos especializados, quanto os exames necessários para cada caso”, explica a coordenadora da Rede Ambulatorial Especializada, Kathleen Tereza da Cruz, ressaltando que agora o usuário não precisa mais se deslocar até outra unidade para fazer um determinado exame ou se consultar com algum especialista.

Além dos procedimentos especializados o novo Cemar também contará com apoio diagnóstico, por meio de ofertas dos mais variados exames, como patologia clínica, diagnóstico por imagem, neurologia e aparelho digestivo. Na ala de cardiologia, por exemplo, está sendo instalado o primeiro ecocardiograma a funcionar pelo SUS em todo estado. Além do ecocardioagrama os usuários poderão contar ainda com o teste ergométrico. Já nos serviços de patologia, esta será a primeira vez que o município oferece um serviço próprio na área, contando com a parceria de empresas prestadoras.

Serão ao todo 300 médicos especialistas atuando em serviços de referência em reabilitação; serviços de apoio diagnóstico; serviços de Cirurgia Ambulatorial; serviços de referência para doenças crônicas transmissíveis e não transmissíveis, além de um Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (Cemca). Cirurgias de pequeno e médio porte serão ofertadas no centro cirúrgico, instalado no mesmo prédio. A coordenadora salienta que todos os atendimentos deverão passar por um agendamento prévio, via internet, que pode ser feito nas Unidades de Saúde da Família (USF) ou por meio da Central de Regulação, ambos através da solicitação do médico mediante o cartão SUS.

Serfismo
Outra grande inovação da atual gestão está na criação do Serviço de Reabilitação Física e Motora (Serfismo), o primeiro a funcionar no estado, onde uma equipe multidisciplinar composta por ortopedistas, neurologistas, fisioterapeutas, fonodiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e assistentes sociais estarão atuando de forma integrada na reabilitação física de pacientes com seqüelas recentes. “É importante salientar que não se trata somente de um serviço de fisioterapia. É um trabalho de reabilitação de alta complexidade onde estaremos atendendo a pacientes com lesões graves e recentes, com possibilidades de reversão e reintegração deste paciente à sociedade”, salienta o coordenador do Serfismo, Aramy Guedes. Ele explica que o serviço estará priorizando os casos mais complexos e recentes, como os de acidente vascular cerebral, ou de lesões na coluna vertebral, por exemplo. Será feita na avaliação inicial do paciente uma proposta de tempo para complemento do tratamento, impossibilitando que o mesmo fique sem perspectivas de conclusão.

O coordenador salienta ainda que o serviço estará funcionando de forma integrada ao hospital São José, realizando um fluxo de pacientes oriundos daqueles leitos de reabilitação. Outra inovação está na orientação familiar, por meio da qual o serviço propõe orientar os familiares dos pacientes a melhor maneira de ajudar no tratamento, já que se trata de pessoas com necessidades especiais e que precisam de ajuda.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.