Conferência Municipal discute esporte e lazer em Aracaju
Na abertura ocorrida pela manhã, a presidente da Funcaju, Karlene Sampaio, destacou a oportunidade de se discutir o esporte e lazer e o desafio que é consolidá-los como política pública. Ela frisou ainda que a Conferência pretende oferecer também a chance de se observar como o poder municipal pode atuar através de um plano municipal de esporte e lazer. “Este momento é um espaço de acúmulo de discussões”, salientou.
Karlene também pediu o envolvimento dos participantes da Conferência nos debates que ocorrerão na Câmara de Vereadores mediante as alterações apresentadas pela Prefeitura de Aracaju no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), referindo-se, em especial, as propostas em relação ao esporte e lazer.
O assessor da Secretaria Nacional de Desenvolviemnto do Esporte e Lazer, Roberto Liáo Júnior, em sua palestra sobre “Construindo o Sistema Nacional do Esporte e Lazer” fez questão de enfatizar que os participantes da Conferência Municipal são aliados estratégicos na formação do Sistema Nacional de Esporte e Lazer. Para ele, o cidadão não pode se omitir das discussões sobre as políticas públicas. “Existe um sentimento de protagonismo do sujeito social”.
Na segunda etapa da Conferência Municipal, durante a tarde, os participantes apresentaram e debateram emendas para em seguida ser aprovado o plano de metas do evento. No final da Conferência serão eleitos os delegados para a Conferência Estadual do Esporte.
A Conferência Municipal é um preparativo para a etapa estadual e, por conseguinte, a Conferência Nacional de Esportes, que acontecerá em maio, na cidade de Brasília. Também participaram do evento, os vice-presidentes da Funcaju e do Sintese, Hildebrando Maia e Carlos Sérgio, respectivamente.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Conferência Municipal discute esporte e lazer em Aracaju – Fotos: Edinah Mary